Com 56,1% de aproveitamento, Fluminense faz melhor turno no Campeonato Brasileiro desde 2015
A 19ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou na noite desta segunda-feira, e a competição chega a sua metade em novembro, um ano atípico por causa da pandemia do novo coronavírus. E o Fluminense, que ganhou do Fortaleza no último sábado no Castelão e somou a sua terceira vitória fora de casa, fechou o primeiro turno em 2020 com 32 pontos, na quarta colocação.
,A campanha o time comandado pelo técnico Odair Hellmann conta com nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 19 jogos: um aproveitamento de 56,1%.
É a maior pontuação do Tricolor em um turno de Brasileirão desde a edição de 2015, no primeiro ano da “era pós-Unimed”. Na ocasião, a equipe, na época comandada por Enderson Moreira, anotou 33 pontos nos 19 primeiros jogos da competição, com 10 vitórias, três empates e seis derrotas.
A missão de Odair é justamente evitar esta queda de rendimento e manter o time na briga ao menos por uma vaga na Libertadores até o fim da competição. De 2016 a 2019, o Fluminense teve campanhas muito semelhantes, terminando na metade debaixo da tabela, mas escapando do rebaixamento. O clube chegou a marcar 28 pontos no 1º turno de 2016 e no 2º turno de 2019. Neste último ano, fez apenas 18 pontos na primeira metade do campeonato.
A campanha deste ano é a oitava melhor do clube em um turno desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos com 20 times, como mostra o levantamento do historiador do clube, João Bolt. Neste período, o Fluminense conquistou os títulos de 2010 e 2012 e teve campanha de destaque em 2011, quando terminou em terceiro lugar.
Todos os turnos do Fluminense desde que campeonato por pontos corridos é disputado com 20 clubes. O Fluminense fechou seu segundo melhor turno, um ponto atrás do 1o turno de 2015.
COMENTE ABAIXO:
Fonte: Agência Esporte