Mesmo com chuva forte, Vasco e Fortaleza se esforçam mas ficam no empate
Nesta quinta-feira (19/11), às 19h, o Vasco da Gama enfrentou o Fortaleza, em São Januário na partida referente a décima sexta rodada do Brasileirão que estava atrasada. O resultado positivo além de poder gerar os três pontos para equipe vitoriosa, garantia um salto importante na tabela do campeonato, mas o jogo terminou empatado e o Vasco subiu apenas uma posição. O Cruzmaltino saiu do Z4, porém o resultado não atendeu as expectativas. Apesar do histórico positivo do Vasco referente aos duelos passados contra o Fortaleza, a equipe adversária é perigosa e organizada taticamente, então exigia bastante cautela nas tomadas de decisões. Quanto mais o tempo passava, mais era notável que a partida poderia ser definida nos detalhes e a chuva forte contribuia com este cenário.
Agora o Vasco irá se preparar para o próximo jogo que será no domingo (22/11), contra o São Paulo. A partida está definida para 16h no estádio do Morumbi. A transmissão ficará por conta da Rede Globo e o pré-jogo será na VascoTV. Vale lembrar que no primeiro turno o Gigante da Colina saiu vitorioso com dois gols do Germán Cano dentro de São Januário: Vasco 2 a 1.
Um Club de tanta história como o Vasco da Gama não poderia deixar de prestar homenagem na véspera da data da Consciência Negra. O elenco iniciou a partida homenageando os negros que enfrentam a batalha dessa luta contra o preconceito diariamente. Através de um gesto simbólico do punho fechado para cima, os jogadores da equipe Cruzmaltina representaram a causa que o Gigante da Colina sempre defendeu em toda a sua história. Em seguida, o árbitro deu inicio ao jogo.
A partida começou de forma equilibrada e aos poucos foi sendo definido o que o torcedor poderia esperar da disputa. Depois dos dez minutos o confronto foi esquentando. Aos onze, o Vasco tinha finalizado duas vezes enquanto o Fortaleza possuia apenas uma finalização. Aos 12, Léo Gil cobrou uma falta que obrigou o goleiro do time adversário ir no segundo andar buscar a bola. Chegando aos 14, o Vasco tocava bastante a bola e do outro lado o Fortaleza marcava em cima. O time de São Januário buscava tomar mais a iniciativa do ataque, porém encontrava obstáculos para furar a defesa da equipe visitante. Aos 16, durante uma bola parada do Léo Gil o Cano quase abriu o placar para o Gigante da Colina. Através de um lance de cabeça, a bola ia dentro do gol se não fosse a impecável defesa do goleiro adversário.
No início do primeiro tempo, o jogo seguia bem disputado e o Vasco se destacava mais com melhores oportunidades de gol. O time da casa buscava aproveitar os momentos de bola parada. Por outro lado, o Fortaleza criava chances através do contra-ataque e com mais posse de bola. Após aos 30 minutos, a equipe adversária conseguiu se organizar melhor dentro do campo, enquanto o Cruzmaltino estava atento as respostas do Fortaleza e o Vasco procurava ser mais ofensivo. Aos 45, o Gigante da Colina conseguiu assustar a zaga do adversário com uma bola alta dentro da área. No minuto seguinte, o Marcelo Alves de forma bastante eficaz paralisou o contra-ataque. O primeiro tempo foi finalizado com as duas equipes defendo bem, mas sem finalizações de sucesso.
O Vasco voltou para o segundo tempo substituindo o Talles Magno pelo Gustavo Torres na tentativa de mudar a movimentação no ataque, mas ainda assim encontrava dificuldade para se infiltrar na zaga do adversário para procurar abrir o placar em São Januário. Além disso, a chuva intensa estava atrapalhando a performance do jogo para ambos os lados. Aos 19 minutos, o Vasco teve uma boa chance de abrir o placar no Caldeirão, mas a bola insistiu em não balançar o fundo da rede. Naquele momento o Gigante da Colina se recuperou na partida e logo em seguida, aos 23, Gustavo Torres assustou o time do Fortaleza com uma infiltração perigosa. Novamente aos 25, ele explodiu a bola em cima do goleiro Felipe Alves. Ainda aos 25, quase saiu o gol dos visitantes, mas o Fernando Miguel fez duas defesas difíceis consecutivas no mesmo lance.
O jogo esquentava cada vez mais. Naquele momento enquanto um time atacava, o outro buscava responder em seguida. Aos 34, Léo Gil teve uma chance clara mandando um chute rápido e potente na tentativa de encontrar o gol, mas a bola saiu raspando na trave. Pelo Vasco, o jogador se destacava na partida e teve a chance mais clara de gol. Quase aos 40, na etapa final, Fernando Miguel fez outra defesa impecável saindo da pequena área e sendo o melhor em campo. Após dois lances seguidos, em minutos consecutivos, a bola do Fortaleza não balançou a rede do goleiro do Vasco por sorte. No momento final do duelo, o adversário deu trabalho para zaga do Vasco. Os jogadores sentiram o final da partida, mas não desistiram de buscar o resultado. Após nenhuma equipe conseguir finalizar de forma eficaz, o jogo foi encerrado com o empate de 0 a 0.