Grammy 2021: confira as indicações e polêmicas da premiação musical
A lista de indicações ao Grammy 2021 foi anunciada na noite desta terça-feira (24). A cerimônia, que será realizada em 31 de janeiro, destaca os principais nomes do mundo da música do último ano. Ao todo, são 84 categorias em diversos gêneros musicais. Ainda não se sabem detalhes sobre a realização da premiação diante da pandemia do coronavírus, mas a previsão é que o evento seja conduzido ao vivo de Los Angeles com número reduzido de convidados.
A seguir, listamos os nomes mais relevantes mencionados na lista de indicações e explicamos a polêmica relacionada à ausência de The Weeknd entre os nomeados. Prepare a sua torcida!
Saiba mais sobre as indicações para o prêmio Grammy 2021
Principais indicações
O Grammy 2021 selecionou os artistas e músicas que mais se destacaram no último ano para concorrer à premiação. Como já era de se esperar, um dos principais nomes da lista foi Beyoncé, que levou 9 nomeações e tornou-se a mulher mais indicada da história do prêmio – totalizando 79 menções.
Por outro lado, quem dá as caras na cerimônia pela primeira vez são Harry Styles e BTS. Os artistas concorrem, respectivamente, às categorias Melhor Clipe, por “Adore You”, e Melhor Performance Pop em Duo. Já entre as revelações do ano estão Noah Cyrus (irmã de Miley Cyrus) e Doja Cat.
Na categoria Álbum do Ano estão Taylor Swift, Dua Lipa e Post Malone. Os três artistas também marcam presença entre as canções indicadas como Música do Ano. Além disso, vale mencionar Beyoncé, com “Black Parade”, e Billie Eilish, com “Everything I Wanted”, na mesma categoria.
Para completar o time de indicados ao Grammy 2021, temos dois representantes brasileiros na disputa. Bebel Gilberto compete na categoria Melhor Álbum Global, com “Agora”, enquanto Chico Pinheiro concorre por Álbum de Jazz Latino, com “City of Dreams”.
Polêmica envolvendo The Weekend
Um dos nomes mais cotados ao Grammy 2021, o cantor The Weeknd acabou ficando de fora das nomeações da edição, gerando acusações de racismo e corrupção contra a premiação. Em post no Instagram, o artista resolveu se pronunciar sobre o caso: “O Grammy permanece corrupto. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria”, afirmou.
De acordo com o TMZ, o motivo da ausência do cantor entre os indicados, mesmo com diversas canções de sucesso nos últimos tempos, seriam desentendimentos com os organizadores do prêmio. Fontes anônimas reveleram ao portal que The Weeknd foi obrigado a escolher entre sua performance no Grammy e a apresentação no próximo Super Bowl, o encerramento da temporada de futebol americano nos Estados Unidos – custando as suas indicações ao troféu musical.
Nas redes sociais, os usuários relacionaram o caso com a baixa presença de artistas negros na premiação. Em resposta, o presidente da Academia da Gravação, Harvey Mason Jr., afirmou que os concorrentes são escolhidos através de votação do júri e que as vagas de indicações são limitadas.
E aí, para quem vai a sua torcida no Grammy 2021 ? Sentiu falta de algum artista entre os nomeados? Aproveite para relembrar aqui tudo o que rolou na edição do ano passado!
Texto: Milena Garcia