Como vender mais online: aposte na comunicação da sua marca
Saber se comunicar é a alma do negócio. A boa comunicação entre vendedor e cliente deve ir além do “em que posso ajudar?” e transformar um simples ato de compra em uma experiência única que irá conquistá-lo e torná-lo fiel à marca. No mundo do empreendedorismo e principalmente no comércio varejista online, também conhecido como e-commerce , comunicar-se bem significa entender o que o consumidor está dizendo e respondê-lo rapidamente de forma clara e objetiva – o que é essencial para vender mais online.
Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada no mês de outubro pelo o IBGE, o comércio varejista cresceu 3,4% em agosto na comparação com julho, a quarta alta mensal após quedas influenciadas pelo início da pandemia de Covid-19 . Com o aumento das vendas online, é importante que todos do ramo aprendam e tracem estratégias para garantir sucesso na carreira. Para ajudar no desenvolvimento dessas habilidades, a comunicóloga Jana Moraes listou algumas dicas de como vender online. Aprenda agora mesmo!
6 dicas de sucesso para vender mais online
Conheça o seu público
Quem são essas pessoas? O que elas querem e do que gostam? Qual é a melhor forma de me comunicar com elas: mais séria, mais elegante ou mais divertida? São detalhes importantíssimos!
Entenda sobre o seu produto
Nunca venda algo sem conhecer bem o que você está vendendo . Pesquise detalhes, diferenciais e curiosidades. Experimente o produto antes de oferecer e fale com propriedade de cada detalhe.
Aproxime-se do cliente
Olhe para a câmera como se fosse os olhos do seu cliente, afinal, é exatamente isso! As pessoas precisam sentir que você está ali, próxima delas, disposta a tirar todas as dúvidas e entender suas necessidades.
Interaja
Não adianta vender online se você não conversar com o cliente. As pessoas querem ser ouvidas. Dê voz a elas e aproveite para conhecê-las melhor, perceber o que gostam e ver o que não gostam.
Seja você
Não se preocupe com o fato de ter uma câmera e estar sendo gravada e, sim, em mostrar bem os produtos e ser os “olhos” do cliente.
Desafie-se e não tenha medo
Estude técnicas de vendas e implemente no digital; desafie a si mesma para aprender cada dia mais. Não tenha medo de errar, afinal, quem nunca errou? Se isso acontecer, corrija a falha e siga adiante como se nada tivesse acontecido. Ou ria de si mesma!
Fonte: Revista Malu (para ler a edição completa, acesse o GoRead aqui ) | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha