Central multimídia da Mercedes é gigante e usa inteligência artificial
A Mercedes-Benz revela a nova geração do sistema MBUX , que recebeu o nome Hyperscreen e estará no modelo 100% elétrico EQS . O recurso promete revolucionar a conectividade dos veículos premium, uma vez que o sistema ocupará totalmente o painel do veículo.
A nova tela MBUX Hyperscreen começa no cluster do motorista, se desenvolve pelo painel central e vai até o lado do passageiro. O software que administra o novo sistema da Mercedes-Benz é capaz de aprender e se adaptar ao proprietário do veículo, personalizando a experiência para todos a bordo.
O motorista não terá que controlar a Hyperscreen com o dedo ou utilizar comandos de voz para acessar submenus, uma vez que todas as informações serão mostradas automaticamente na tela.
A marca exemplificou seu funcionamento com uma situação. Imagine que você costuma ligar para sua esposa depois do trabalho para avisar que está indo para casa. Após algumas chamadas, o veículo irá aprender que se trata de um hábito comum do motorista, e passará a mostrar a sugestão para a ligação neste momento. Como o MBUX é personalizado de acordo com o usuário, outro motorista não receberá a mesma notificação.
O novo MBUX Hyperscreen também poderá alterar características de condução. Se a sua garagem tem uma inclinação que pode fazer o EQS raspar, o modelo irá elevar a suspensão automaticamente para evitar o contato. Basta o sistema entender que se trata de um hábito.
Coisa de Nerd
O sistema MBUX Hyperscreen é formado por 12 atuadores – responsáveis pelo rebote que reproduz a sensação de um botão na tela- 8 CPUs, 24 giga-bytes de memória RAM e 46,6 giga-bytes por segundo de capacidade de memória.
“O MBUX Hyperscreen é o cérebro e sistema nervoso do carro”, afirma Sajjad Khan, membro do conselho da Mercedes-Benz. “O sistema reconhece o motorista e pode personalizar sua experiência ao volante para que ele não tenha que mexer em nada”.