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Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas formas de parecer esportivo

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Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas formas de parecer esportivo


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Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas entre as poucas opções de hatches compactos com apelo esportivo no Brasil
Caue Lira/iG

Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas entre as poucas opções de hatches compactos com apelo esportivo no Brasil

Ainda bem que sobraram alguns que procuram por hatches com apelo esportivo hoje em dia no meio do mar de SUVs e com os elétricos batendo à porta. São poucas opções do gênero atualmente no Brasil, mas existem. Entre as principais, duas ficam por conta do Chevrolet Onix RS (R$ 79.390) e do VW Polo GTS (R$ 113.190).

Embora haja uma considerável diferença de preço entre os dois, a intenção é parecer esportivo, cada um do seu jeito, como veremos em detalhes a seguir.

O rival direto do Chevrolet Onix RS é o Hyundai HB20 Sport, mas a marca coreana ainda não conta com o modelo disponível na frota de imprensa, portanto, resolvemos não fazer um comparativo propriamente dito, mas mostrar com o que a versão esportiva do Onix vem de diferente em relação às demais e o que tem de menos na comparação com o mais veloz e sofisticado  VW Polo GTS , outro dos raros hatches “esportivados” à venda no Brasil hoje em dia.

Considerando as versões básicas, o Polo GTS custa R$ 33.800 a mais que o Onix RS. Será que essa diferença vale mesmo a pena? Vamos começar pelo GM, que vem com motor 1.0, de três cilindros, sem mudanças em relação a qualquer outro Onix Turbo . Aliás, nem mesmo o calibragem da suspensão do RS foi alterada.

O carro vem apenas com algumas diferenças visuais, que incluem os logos escuros, a pintura preta brilhante em detalhes como capota, carcaças dos retrovisores, rodas (aro 16 com pneus 195/55R) e aerofólio de ar traseiro. O kit visual do Onix RS continua com a grade frontal (com aspecto mais esportivo) e com os defletores de ar laterais, também conhecidos como rocker panels .

Para completar o pacote externo do RS há faróis e lanternas com lentes escurecidas. Por dentro, a cor vermelha é usada para decorar as saídas de ar laterais do painel, as costuras do couro que reveste o volante e os bancos, além dos arcos do velocímetro e do contagiros no quadro de instrumentos. Ou seja, estamos falando apenas de estética. Nada do conjunto mecânico ou da estrutura é esportivo no Onix RS.

Mas apesar de estar longe de tirar o fôlego, o desempenho do hatch da GM é plausível, exceto por uma certa demora nas respostas logo ao encostar o pé no acelerador. É preciso fazer um pouco mais de força para o carro começar a reagir bem.

São razoáveis 16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, o que é suficiente apenas para alguma agilidade no trânsito, ou ultrapassagens seguras na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, conforme a fabricante, fica apenas num patamar mediano, bem próximo dos 10,6 s do Kadett GSi dos anos 90.

No Brasil, a GM optou por oferecer o Onix RS apenas com câmbio automático de seis marchas, ao contrário de outros países da América Latina, como na Colômbia, onde o carro conta com caixa manual, de cinco marchas, mais de acordo com a proposta de esportivo. De qualquer forma, fica claro que a intenção foi somente chamar atenção pelas diferenças visuais. Bem que a marca poderia ter preparado o RS com motor 1.2 do Tracker , mas concluiu que não valeria a pena.

Uma pitada mais de esportividade no Polo

VW Polo GTS vem com apoios mais largos nos bancos dianteiros e a central multimídia tem instrumentos exclusivos
Divulgação

VW Polo GTS vem com apoios mais largos nos bancos dianteiros e a central multimídia tem instrumentos exclusivos

Se não basta apenas parecer esportivo, mas ficar mais próximo do que isso realmente significa, o Polo GTS é uma das opções. Porém, o carro já passou bem da marca dos R$ 100 mil e, pelo o que oferece, deve decepcionar considerando seu patamar de preço. A receita do VW não inclui apenas a aparência, mas não vai muito além disso.

Na comparação com a versão Highline (R$ 95.850), no GTS muda somente o mapeamento da injeção eletrônica e a resposta do acelerador, além da maior cilindrada (1.4, ante 1.0). Não resta dúvida de que o desempenho do Polo GTS é melhor que do Onix RS. Ainda levando em conta os dados das fabricantes, o VW pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 s e atingir 207 km/h, ante 187 km/h do GM . Na prática, ao acelerar o Polo, sente-se apenas uma pitada a mais de ânimo.

Mesmo assim, a relação entre o custo do GTS com seu desempenho passou a ser discutível, até pelo ronco um tanto artifcial. Afora esse aspecto, o hatch da marca alemã tem uma dose de sofisticação e de detalhes bem maior que do Chevrolet. 

A lista do VW é longa, mas vamos citar os itens principais, como os faróis de LED, bancos esportivos com largos apoios laterais e com a inscrição GTS, dupla saída de escape cromada, instrumentação digital e configurável, hastes no volante para trocas sequenciais de marcha, partida por botão e multimídia que inclui meditores de aceleração lateral, pressão do turbo e a potência em KW.

Chevrolet Onix RS: apenas filetes e costuras vermelhas estão entre as outras diferenças em relação às demais versões do Onix
Divulgação

Chevrolet Onix RS: apenas filetes e costuras vermelhas estão entre as outras diferenças em relação às demais versões do Onix

Interessante é que, apesar da grande diferença de preço, ambos os hatches com apelo esportivo têm quase o mesmo tamanho tanto por dentro quanto por fora. A distância entre-eixos é praticamente igual ( 2,55 m do Onix e 2,56 m do Polo). O VW é só 10 cm mais comprido (4,16 m ante 4,06 m do GM). As diferenças das demais medidas também são bem pequenas, assim como o espaço no porta-malas (300 litros do VW e 275 l do GM).

Conclusão

Como dissemos, a ideia aqui foi mostrar duas formas de parecer esportivo, já que há mais de R$ 30 mil de diferença de preço entre o Onix RS e o Polo GTS . Porém, se a intenção é apenas viver de aparências, o modelo da GM parece ser mais interessante levando em conta que o VW não vai muito além disso e custa bem mais.

Ficha Técnica

Chevrolet Onix RS

Preço: a partir de R$ 79.390

Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo

Potência: 116 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Você viu?

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 195/55 R16

Dimensões: 4,16 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 275 litros

Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada), com etanol e 8,3 cidade e 10,7 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h

VW Polo GTS

Preço: a partir de R$ 113.390

Motor:  1.4, turboflex, quatro cilindros

Potência:  150 cv a 4.500 rpm

Torque:  25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  205/50 R17

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 8,4 segundos 

Velocidade máxima: 207 km/h 

Fonte: IG CARROS

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