Infraestrutura assina contratos de exploração de terminais portuários
O Ministério da Infraestrutura assinou nesta quarta-feira (10) quatro novos contratos de adesão para exploração de Terminais de Uso Privado (TUPs) no estado do Pará. São eles: Petróleo Sabbá, Louis Dreyfus, Cargill e Administradora de Bens de Infraestrutura (ABI). Juntos, esses portos receberão investimentos de R$ 616,5 milhões para movimentação de cargas variadas, como grãos e combustíveis.
“Os novos contratos com os terminais irão suprir uma demanda de movimentação de cargas na região, que se tornou um corredor logístico estratégico em constante crescimento”, declarou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante cerimônia de assinatura dos contratos, em Brasília. O evento também contou com a participação do ministro Tarcísio Freitas.
Os terminais Cargill e Louis Dreyfus estão localizados nos municípios de Rurópolis e Itaituba, que fazem parte da rota de escoamento de exportação de granéis agrícolas do chamado Arco Norte, que reúne portos da região Norte e Nordeste do país de onde são exportados parte da produção agrícola brasileira. Segundo a pasta, esses terminais serão responsáveis por movimentar granéis sólidos, principalmente vegetais. A estimativa total de movimentação da carga de ambos terminais é de 6,7 milhões de toneladas/ano.
Já os terminais Petróleo Sabbá e ABI irão movimentar granéis líquidos combustíveis, que se destinam ao armazenamento, distribuição e ao abastecimento regional de combustíveis nos municípios de Itaituba e Santarém.
Os TUPs são terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para empresas privadas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, nos últimos dois anos, foram assinados 78 contratos de adesão com empresas, que representam R$ 6 bilhões em investimentos no modal portuário.
Edição: Pedro Ivo de Oliveira