Saiba os problemas de um relacionamento ioiô, como o de Carla e Arthur
Carla Diaz e Arthur, o principal casal do Big Brother Brasil 21, está vivendo um relacionamento ioiô, repleto de idas e vindas. O nome já diz tudo, se trata de uma relação instável, que vai e volta em suas manifestações amorosas, positivas em alguns momentos e em outros, nem tanto.
Desde que a relação começou, os dois estão quase sempre juntos e trocando carinhos. No entanto, nas últimas semanas, o clima ficou tenso e confuso. Entre festas e o dia a dia na casa, eles se afastam e se aproximam conforme o desenrolar dos acontecimentos no jogo.
As idas e vindas
Alguns episódios marcaram a relação deles nos últimos tempos. Em um determinado momento, Arthur disse que dormiria com Carla, mas quando chegou e a viu desacordada, decidiu deitar em outro lugar. Ao acordar e ver que estava sozinha, sem explicações de Arthur, ela retribuiu o ocorrido com um emoji de banana no queridômetro.
Depois, a atriz ficou chateada quando soube que não era a confidente número um do affair e cobrou um posicionamento por parceria. Contudo, ao perceber que iria para o paredão, Arthur acalmou o clima e os dois ficaram de amores.
Também houve desentendimento sobre as alianças e inimizades dentro do reality, que não estão alinhadas entre os dois, gerando tomadas de decisões e posicionamentos distintos. Além disso, ela ficou incomodada com os assuntos do brother, que em grande parte do tempo, giram em torno de Projota.
Por fim, na festa de João, a sister teve uma conversa com o cantor, uma das pessoas mais próxima de Arthur na casa. O rapper apontou a falta de diálogo e alinhamento do casal como o principal fator dos problemas que os afetam.
Problemática da relação ioiô
Você viu?
Segundo o psicólogo Alexander Bez, tais relacionamentos se caracterizam por uma imaturidade emocional de ambas as partes. Geralmente, os motivos pelos quais o casal decide terminar e seguir separado são bobos. Contudo, em um segundo momento, por conta da dependência emocional mútua, acabam voltando e impulsionando um ciclo vicioso.
“A problemática está em quanto essa prática de terminar e manter este relacionamento, pode causar um sofrimento psicológico e levar a consequências mais graves”, alerta o profissional.
As duas partes podem ser afetadas pelas consequências que derivam das incertezas do relacionamento ioiô, instaurando um sentimento de insegurança e confusão. “Quanto mais o casal permanece nesse movimento de ioiô no relacionamento, mais desgastados ficam e mais afetados psicologicamente “, explica o profissional.
Do ponto de vista clínico, é uma mistura de dor e prazer. No entanto, os períodos de solidão e inconstância podem levar à problemas mais graves como ansiedade, depressão e outros transtornos.
Alternativas
“O primeiro passo é compreender os motivos que os levaram a estabelecer essa relação ioiô”, afirma Alexander. Depois de ambos entenderem os problemas dentro do relacionamento precisam se questionar se o certo é manter a relação ou não.
Caso optem por seguir como um casal, é fundamental que cuidem das incertezas e procurem estabelecer uma base mais sólida, evitando cair novamente no ciclo vicioso de incertezas.
Consultoria : Alexander Bez / psicólogo, especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM)