Anvisa aprova medicamento do kit intubação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização de medicamento utilizado no chamado kit intubação. A novidade é que esse é o primeiro medicamento autorizado apenas com notificação.
Fabricado pela União Química, o medicamento tem como princípio ativo o besilato de cisatracúrio. É um bloqueador neuromuscular injetável, de uso hospitalar, utilizado na sedação para intubação de pacientes acometidos de Covid-19.
A notificação foi feita no dia 29/03 e publicada no dia seguinte.
A Anvisa publicou, no dia 19 de março, resolução que dispõe sobre os procedimentos temporários e extraordinários para a autorização, em caráter emergencial, de medicamentos utilizados para intubação de pacientes com Covid-19. A medida vale para anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e outros medicamentos hospitalares usados para manutenção da vida de pacientes.
O objetivo foi manter o abastecimento regular dos medicamentos utilizados no processo de intubação. A autorização da comercialização desses produtos passou a ser feita por meio de notificação, que é uma simplificação do registro.
Com informações da Anvisa