Os 10 SUVs mais valorizados e outros 10 que mais perderam valor na pandemia
A pandemia da covid-19 mexeu bastante com o mercado brasileiro de veículos. Desde março do ano passado, as vendas e as cotações têm provado larga volatilidade, afetando a noção do consumidor do que é ou não um bom ou mau negócio. Neste contexto, a startup Mobiauto fez um levantamento dos 10 SUVs que mais valorizaram e os 10 que mais depreciaram no mercado brasileiro.
A pesquisa leva em conta os preços desses SUV s zero km em março de 2020 e as atuais cotações em março de 2021. Entre os modelos que mais valorizaram, encabeça a lista o Lexus UX 250h Luxury 2.0 Hybrid AT. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057 (17,56% de valorização).
“Nada mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus UX 250h , desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.
Você viu?
Ele avalia que a totalidade de modelos importados entre os dez mais valorizados pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos zero km devido à alta do dólar.
“Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento das montadoras em dotar seus SUV´s com tecnologia de ponta, transformando essa classe não só em SUV´s premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país. Não está sendo à toa que os SUV´s dominaram também o segmento de luxo”, explica o CEO da Mobiauto. A seguir, confira a tabela dos SUVs que mais se valorizaram na pandemia.
Modelo | Preço zero km Mar. 2020 (R$) | Preço usado Mar.2021 (R$) | Valorização (%) |
Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid | 193.990 | 228.057 | 17,56 |
Lexus UX-250h F-Sport 2.0 Hybrid | 214.990 | 252.698 | 17,54 |
Lexus UX-250h Dynamic 2.0 Hybrid | 173.450 | 203.772 | 17,48 |
Jeep Wrangler Sahara Overland | 283.540 | 332.770 | 17,36 |
Lexus NX-300h Luxury 2.5 Hybrid | 232.650 | 268.745 | 15,51 |
Mercedes-Benz GLC220 Diesel | 299.580 | 345.049 | 15,18 |
Mercedes-Benz GLC300 Coupé | 360.580 | 412.189 | 14,31 |
Jeep Wrangler Sahara 2.0 | 269.100 | 306.781 | 14,00 |
Toyota RAV4 2.5 S Hybrid | 176.962 | 201.455 | 13,84 |
Mercedes-Benz GLC63 S AMG | 599.720 | 681.666 | 13,66 |
Os 10 SUVs que mais desvalorizaram
Já na lista dos SUV´s que mais desvalorizaram neste período de covid-19, o modelo que mais perdeu valor foi o Renault Duster GoPro 4×4 2.0 MT, que custava R$ 87.405 em março de 2020 e atingiu o preço de R$ 72.854 no terceiro mês deste ano (16,65% de desvalorização).
“Você vai encontrar três grupos de modelos na lista dos mais desvalorizados: os que estavam prestes a receber reestilizações, como o Kicks e o Renegade, os envelhecidos, caso do C4 Cactus, do 2008 e do Duster, que são veículos que vendem baixos volumes enquanto zero km e tendem a repetir a má performance nos usados.
E, finalmente, os que o mercado já sabe que saíram de linha, como o EcoSport”, explica Castro Jr.,O CEO da Mobiauto ressalta ainda que a presença do Volvo XC90 é uma sazonalidade. “[O SUV ] foi reposicionado como zero km, caindo de preço, por isso a alta desvalorização como seminovo”. Confira abaixo a tabela dos SUVs que mais perderam valor na pandemia
Modelo | Preço zero km Mar. 2020 (R$) | Preço usado Mar.2021 (R$) | Desvalorização (%) |
Renault Duster GoPro 4×4 2.0 MT | 87.405 | 72.854 | 16,65 |
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD AT | 101.619 | 85.329 | 16,03 |
Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid | 534.950 | 452.633 | 15,39 |
Ford EcoSport 100 Anos 1.5 AT | 82.432 | 70.412 | 14,58 |
Jeep Renegade Longitude 1.8 AT | 103.690 | 89.251 | 13,93 |
Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT | 83.948 | 72.561 | 13,56 |
Renault Captur Intense 2.0 16V AT | 93.240 | 80.647 | 13,51 |
Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo AT | 102.707 | 88.828 | 13,51 |
Nissan Kicks Special Ed. 1.6 16V AT | 87.801 | 76.326 | 13,07 |
Renault Duster GoPro 1.6 AT | 82.293 | 71.585 | 13,01 |