Professora de Uberaba (MG) descobre nova profissão após cursos do SENAR MINAS
Depois de mais de 20 anos dedicados às salas de aulas, a professora Thaisa Fabiana de Oliveira encarou o desafio de investir em uma nova profissão. Hoje, faz quitandas em casa para vender e sonha em ter um espaço próprio em Uberaba para o seu pequeno negócio, o “Jeito Caseiro”. Ela contou com a ajuda do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para melhorar a sua produção.
“Em dezembro de 2019, a escola em que eu trabalhava fechou. No ano passado, com a pandemia, não consegui uma recolocação no mercado de trabalho. Como estava desempregada, precisei me reinventar”. Thaisa aprendeu as receitas com a sogra e aprimorou as quitandas que comercializa: bolo, rosca, pão de queijo, broa, sequilhos e mini-pizza.
Depois de alguns meses vendendo os produtos, sentiu que era hora de buscar mais conhecimento. Neste mês, ela participou dos cursos de Higiene e Conservação de Alimentos, Planejamento de Cardápios e Gestão de Pessoas, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, na modalidade de Aulas Virtuais ao Vivo.
“Com as aulas, percebi que tinha muito o que melhorar e já estou aplicando no meu trabalho. O curso de Higiene e Conservação deu dicas importantes e será fundamental para me preparar para abrir o espaço próprio. Com o de Gestão de Pessoas, descobri como melhorar o atendimento ao público”, destacou.
E ela quer aprender mais. Em maio, vai fazer o curso de Educação Financeira e Empreendedora. Com tantas mudanças na vida profissional, Thaisa afirma que o saldo foi positivo. “Estou gostando muito e quero investir mais. Quando uma pessoa compra o meu produto e elogia, isso não tem preço”.
“Vejo que o conhecimento adquirido por cada participante, independentemente da idade, agrega tanto para o seu currículo e também para a vida pessoal. A pandemia nos trouxe mudanças e as pessoas estão procurando oportunidades para melhorar a qualificação, como é o caso da Thaisa, que já fez três cursos e está inscrita no próximo.” – Lidiane Silva dos Reis, mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Veríssimo
“Muitas pessoas estão buscando novas ocupações neste período, seja para investir em outra profissão ou mesmo para complementar a renda. Os nossos cursos oferecem esta oportunidade de aprendizado, de forma gratuita. Temos muitos casos de sucesso de alunos que estão conseguindo desenvolver novas habilidades a partir das aulas.” – Caio Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba