Projeto de observação de aves retoma atividades no Parque da Marta
O projeto de incentivo à observação de aves, “Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação”, realizado em Botucatu retornou e já realizou sua primeira atividade na quinta-feira, 06, com a visita ao Parque da Cascata da Marta.
A iniciativa atuará com crianças dos quintos anos da Escola de Tempo Integral Hernâni Donato, no Residencial Cedro, com o objetivo de incentivar e repassar aos alunos atividades sobre as aves, através da observação em
áreas verdes da Cidade.
“Neste primeiro semestre serão desenvolvidas atividades sobre o que as aves podem ensinar sobre a polinização das flores e dispersão de sementes. Também faremos um estudo comparativo sobre as aves encontradas no Cerrado (vegetação do entorno da escola e da nossa Trilha e Nascente) e as aves encontradas na Cachoeira da Marta (Mata Atlântica)”, explicou a coordenadora do projeto Silvia Mitiko Nishida.
O Passarinhando é um projeto de extensão do Laboratório de Etologia do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências (IBB-UNESP) que teve seu início em 2019 na escola do Cedro. Agora em 2021 buscará fortalecer a consciência de conservação ambiental, e incluir formas de consolidação dos conhecimentos por meio da arte educação, articulando ciência e artes plásticas (saraus, pinturas e esculturas).
A visita ao Parque da Cascata da Marta contou com a Secretária Municipal de Educação, Cristiane Amorim, com o Secretário Municipal do Verde, Fillipe Martins, e com Silvia Mitiko Nishida, coordenadora do Projeto e a bióloga Edilene Vieira, responsável pelo Parque da Marta.
“O objetivo é que os alunos, assim que possível, realizem essa experiência para valorizar também o espaço do Parque da Cachoeira da Marta como unidade de conservação e espaço educativo. Um polo de educação ambiental para o Parque como planeja da Marta”, concluiu Edilene Vieira