Search
Close this search box.

Vacinação em massa só ocorre no domingo se as vacinas chegarem até quarta-feira

Compartilhe

Vacinação em massa só ocorre no domingo se as vacinas chegarem até quarta-feira

Vacinação em massa só ocorre no domingo se as vacinas chegarem até quarta-feira

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, disse em entrevista à Rádio Municipalista que a vacinação em massa de toda a população botucatuense só ocorrerá no domingo (16), se as doses do imunizante chegarem ao município até a próxima quarta-feira, dia 12 de maio.

Para acertar a entrega do lote de 80 mil doses, que já estão nos galpões refrigerados do Governo do Estado de São Paulo, Pardini participou na manhã de hoje (10), de uma reunião com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato.

“Se as vacinas chegarem até o meio da semana, a vacinação vai ocorrer no dia 16. Se passar desse período nós realizaremos a imunização da população em outra data. Porém, provavelmente, trabalhamos com a expectativa de que a vacinação ocorra mesmo no domingo, 16”, disse o prefeito à emissora AM.

Para a chegada das doses até quarta-feira, poucos entraves burocráticos estão no caminho e a definição da data pode acontecer até mesmo na data de hoje (10). “As doses serão transferidas via Secretaria de Estado da Saúde. Ainda na manhã de hoje procurarei conversar com a Secretaria para que a transferência ocorra o mais rápido possível”, garantiu o governante.

O horário da vacinação deverá seguir os padrões das eleições, ou seja, das 8 às 17 horas, porém a administração pública não descarta a possibilidade de adiantar ou estender esse período, caso haja necessidade.

Pardini ainda ressaltou que aguarda a confirmação de uma comitiva formada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a pesquisadora da Unifesp Lily Yin Weckx, que coordenou os ensaios clínicos da Oxford/AstraZeneca; bem como o presidente ou o vice presidente da FioCruz Nísia Trindade Lima e Cristiani Vieira Machado, respectivamente; além do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, compareçam à cidade na abertura da imunização.
“Existe a expectativa de que a primeira dose aplicada em Botucatu seja através das mãos do Ministro da Saúde”, disse.

O prefeito aproveitou ainda para confirmar a informação prestada pelos principais meios de comunicação da cidade, porém não oficializada pelo site da Prefeitura Municipal de Botucatu, tratando da necessidade de que os cidadãos façam um pré cadastro junto ao site Vacina-já, do governo do Estado de São Paulo.

“O pré cadastro no site Vacina-já, vai garantir que a administração pública ganhe tempo nesse processo de vacinação em massa e quem sabe consigamos vacinar 90% da população em um dia”, justifica.

Outra importante informação anunciada por Pardini é que a documentação necessária para a aplicação da primeira dose, deverá ser oficializada via decreto municipal. Documento que deverá ser assinado nos próximos dias e que vem sendo elaborado desde o último sábado, 8 de maio.

“A minuta do decreto está pronta e assim que confirmada a chegada das doses à cidade, publicaremos o documento confirmando tudo o que será necessário apresentar no dia da vacinação. Trabalhamos com a expectativa de publicação entre hoje e amanhã”, definiu.

Na entrevista também foi esclarecido que o principal documento para a vacinação é o registro eleitoral na idade, ou melhor o título de eleitor.
Quem for morador e não tiver o título eleitoral não precisa se preocupar. Quatro pontos de cadastro deverão ser anunciados como alternativa para essas pessoas que deverão confirmar residência na cidade através de outros documentos. A papelada necessária para essa confirmação também será especificada no decreto.

#vacinação em massa #Botucatu #astra/zeneca

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Compartilhe!

PUBLICIDADE