Vacinação em massa pode ter atingido a meta de 80% da população
Até as 18 horas de ontem informações davam conta de que 63.150 pessoas haviam recebido o imunizante contra a Covid-19, durante a vacinação em massa da população botucatuense. Os dados foram confirmados pelo Secretário Municipal da Saúde André Spadaro aos sites Leia Notícias e Notícias de Botucatu.
O Secretário de Saúde informou que esses números, com certeza são maiores, pois em diversos pontos ocorreram registros manuais, o que faz ele acreditar que o total deve aumentar atingindo entre 70 mil e 75 mil vacinados. Os números oficiais deverão ser divulgados amanhã, segunda-feira (17).
As expectativas do Poder Público é aplicar o imunizante em até 80% da população, estimativa otimista e sólida. Vale lembrar que ao todo a cidade recebeu do Ministério da Saúde 80 mil doses, do imunizante para atender a demanda dos moradores com idade entre 18 e 60 anos.
Caso os números divulgados pelo secretário aos dois sites se confirmem oficialmente amanhã, podemos considerar que as expectativas foram alcançadas.
Os dados, a situação, a luta pelo melhor da cidade garantiu momentos de fortes emoções ontem na escola Industrial, local onde o prefeito Mário Pardini vota e também onde ele foi vacinado contra a Covid-19.
Conforme ele prometeu, foi o último a ser vacinado em sua sessão e não conseguiu segurar o choro, a simbologia do momento foi ainda mais forte pois o administrador público recebeu o imunizante das mãos do médico e Secretário da Saúde, André Spadaro. que também não se aguentou de tanta emoção.
Próxima aplicação ocorrerá em três meses reservando dois dias
Com certeza a aplicação da segunda dose não será tão corrida e contará com menos filas, pois é necessário considerar que em alguns pontos a espera pelo imunizante garantiu filas de até duas horas como na escola Martinho Nogueira.
Na escola a entrada por uma única porta gerou uma fila de aproximadamente 200 metros durante o horário do almoço, em torno das 11 horas e meio dia.
Para evitar esse transtorno a segunda dose será aplicada em dois dias, daqui três meses, em 8 e 9 de agosto. A informação pode ser confirmada pelo cartão de vacinação de alguns moradores que trazem essas duas datas diferentes.
A parceria que garante a vacinação em massa de Botucatu
A vacinação em massa em Botucatu em uma iniciativa do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a Prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates, com apoio da Justiça Eleitoral.
A vacinação em massa em Botucatu é uma iniciativa do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a Prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates. com apoio da Justiça Eleitoral.