Search
Close this search box.

Senar participa de encontro de avaliação do projeto FIP Paisagens

Compartilhe

Senar participa de encontro de avaliação do projeto FIP Paisagens


Ação de recuperação de áreas degradadas. Crédito: João Bruno – supervisor Senar/BA

Brasília (20/05/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou da 5ª Missão de Apoio à Implementação e Supervisão do Projeto FIP Paisagens Rurais, promovida pelo Banco Mundial, de 17 a 20 de maio.

O encontro analisou pontos como avanços dos componentes, indicadores, comunicação, monitoramento de salvaguardas, gestão financeira, gestão de aquisições, pontos críticos para implementação e planejamento da revisão de meio termo do projeto.

“Mesmo durante a pandemia, as ações do Projeto FIP Paisagens não pararam e os resultados mostram que o produtor rural participante adotou tecnologias de produção de baixa emissão de carbono e também recuperação áreas de preservação ambiental”, afirmou o assessor técnico do Senar, Rafael Nascimento da Costa.

Segundo ele, nas 10 bacias hidrográficas que a entidade atua com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), tanto os produtores da cadeia do leite quanto os pecuaristas de corte implantaram tecnologias de baixa emissão de carbono como a recuperação de pastagens degradadas.

“Na média, cada propriedade que adotou a tecnologia recuperou cerca de 12 hectares de pastagens, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade e a redução na emissão de gases de efeito estufa”, disse.

FIP Paisagens 2
Crédito: Mateus Lisboa – técnico de campo Senar/BA

Do lado da conservação, os produtores utilizaram técnicas de regeneração natural e o plantio de mudas de espécies nativas para recuperação, principalmente, de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Atualmente, 2.147 propriedades estão sendo atendidas pelo projeto, que segue a sua execução até dezembro de 2023. A meta é alcançar 4 mil beneficiários.

“O FIP Paisagens Rurais é uma ótima oportunidade de fazermos inovações na forma de atuação do Senar. Nosso grande objetivo é ajudar o produtor rural a trabalhar, além das questões técnicas e gerenciais, importantes temáticas na área ambiental. A legislação ambiental requer um assessoramento diferenciado para o produtor fazer as adequações necessárias na propriedade rural”, declarou a diretora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Andréa Barbosa.

FIP Paisagens Rurais – O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

FIP Paisagens 3
Crédito: Camila Santana – Banco Mundial

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE