Search
Close this search box.

CNA participa de live sobre reconhecimento das novas zonas livres de aftosa no Brasil

Compartilhe

CNA participa de live sobre reconhecimento das novas zonas livres de aftosa no Brasil


Brasília (27/05/2021) – O vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, participou da live promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na quinta (27), sobre o reconhecimento, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), das zonas livres de febre aftosa no Brasil.

A OIE concedeu oficialmente o novo status para Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e de Mato Grosso.

“Graças à qualificação do serviço veterinário e do trabalho dos produtores rurais atingimos esse passo. Daqui para frente teremos que ter cuidados redobrados para dar segurança aos produtores e isso pode ser feito com o fortalecimento dos fundos privados”, disse Pereira, que também é presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Gedeao

Ele ressaltou que, além da bovinocultura, as cadeias da suinocultura e avicultura também serão beneficiadas com esse novo status do Brasil.

“Esse status é um conjunto de medidas sanitárias que irá beneficiar as atividades das três carnes brasileiras que hoje invadem o mundo. Temos agora que pegar esse certificado da OIE e mostrar que temos responsabilidade e que nossa carne tem qualidade sanitária. Com isso vamos abrir novos mercados.”

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou o trabalho dos produtores rurais e governos estaduais pelos esforços que levaram ao reconhecimento brasileiro.

“Daqui para frente teremos a responsabilidade, juntos, para mantermos esse status. Devemos seguir o exemplo de Santa Catarina que teve o reconhecimento de zona livre sem vacinação em 2007 e segue sem nenhuma intercorrência. Vamos agora trabalhar para que os demais estados erradiquem a doença e o Brasil possa ser reconhecido em 2026, totalmente livre da febre aftosa”.

Participaram também do evento o secretário de Defesa Agropecuária Mapa, José Guilherme Leal, os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Paraná, Ratinho Junior, do Amazonas, Wilson Lima, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador de Rondônia, José Atílio, o diretor do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Ottorino Cosivi, o secretário de Produção e Agronegócio do Acre, José Aristides Junqueira; o diretor de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes; presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza, além de parlamentares e representantes de secretarias dos estados.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE