Instituto AgriHub divulga programação de lives para os meses de junho e julho
O Projeto de Difusão Tecnológica do Instituto AgriHub preparou para os meses de junho e julho (de 09/06 a 28/07) uma série de Lives intituladas de “Desembarcando Tecnologias”, com a participação de fabricantes de máquinas e equipamentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: http://www.agrihub.com.br/livedesembarque.
O objetivo é apresentar aos produtores rurais novas tecnologias disponíveis no mercado, assim como estimular o uso das tecnologias que eles já possuem na propriedade, porém não estão sendo utilizadas.
A série é parte do projeto que vem sendo desenvolvido baseado na metodologia BPMN (Mapeamento de Processos), com o apoio do professor Aziz Galvão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e equipe AgroPlus, além da participação de alguns produtores rurais e especialistas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) está financiando esta iniciativa que foi dividida em duas fases.
Na primeira, o foco será produção vegetal. Ao todo, serão promovidas oito lives para produtores sobre tecnologias embarcadas. De acordo com o relato de alguns produtores, essa é uma grande dificuldade enfrentada por eles, que muitas vezes não utiliza ou subutiliza as tecnologias disponíveis nos seus maquinários.
Com o intuito de estreitar o relacionamento com os fornecedores de soluções tecnológicas e produtores, o Instituto AgriHub formatou as lives para que representantes das fabricantes possam apresentar as tecnologias embarcadas em seus equipamentos e maquinários utilizados no pré-plantio, plantio, tratos culturais e colheita, bem como otimizar o seu uso.
“Esse é um trabalho de parceria para potencializar resultados, tanto para o produtor, como para o fabricante e o revendedor”, disse a coordenadora da Rede de Fazendas Alfa, Eloiza Zuconelli.
Na segunda fase será feito o mapeamento da produção animal e com isso a integração dos processos para contemplar a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). O resultado deste trabalho e as informações somadas ao mapeamento de startups serão utilizados como parâmetros para o Sistema de Apoio à Decisão (SAD) em que o produtor poderá encontrar a solução tecnológica mais indicada para o nível de maturidade relacionado a cada subprocesso da sua atividade.
Os produtores, além de assistirem às apresentações das empresas parceiras, poderão interagir tirando dúvidas, fazendo perguntas aos convidados e participando de sorteios de brindes.
Missão Técnica – Paralelo às lives, uma equipe técnica liderada pela coordenadora da Rede de Fazendas Alfa, Eloiza Zuconelli, estará em missão técnica pelas fazendas para a validação dos processos de mapeamento, levantamento de dados para desenho dos níveis de maturidade dos processos e das propriedades e também do uso das tecnologias embarcadas. Esse levantamento facilitará a identificação dos problemas, desafios ou necessidades dos produtores.
As equipes Agrihub e UFV visitarão quatro fazendas por semana. Uma equipe percorrerá propriedades na região Oeste, seguindo pela BR-163, e a outra seguirá para as regiões sul e leste do Estado.
Os dados levantados e os processos validados serão parte de um diagnóstico que será entregue posteriormente para a propriedade visitada. Com os resultados em mãos, o produtor poderá optar por fazer testes de tecnologias que são de seu interesse e/ou necessidade.
Parceiros – Participarão do circuito de lives as empresas Fendt, New Holland, Jacto, Jonh Deere, Trimble, Massey Ferguson, Case e Valtra. Confira abaixo a programação (sujeita a alterações).
Fendt – 09/06/21
New Holland – 16/06/21
Jacto – 23/06/21
John Deere – 30/06/21
Trimble – 07/07/21
Massey Ferguson – 14/07/21
Case – 21/07/21
Valtra – 28/07/21