Novos ares: Brasil avança na mobilidade aérea urbana e produz 50 táxis aéreos
Os Jetsons , a série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera , exibida originalmente entre 1962 e 1963 cujo “cenário” direcionava a era espacial, poderia ser algo inimaginável para a época, apesar de se cogitar a proposta de ter carros voadores.
Mas apesar de parecer ficção científica, os estudos estão aí e os avanços não param de prosperar e os veículos voadores podem estar mais próximos do que imaginamos, pelo menos é que o Brasil defende com a produção de 50 táxis aéreos.
Apesar de o processo estar lento, esse é o caminho para a mobilidade futura. Há apenas alguns anos, eles ainda podem ter parecido um conceito estrangeiro, mas a Europa e outras partes do mundo estão trabalhando duro para transformar a mobilidade aérea urbana (UAM) em realidade. E o Brasil parece que vai se tornar um dos líderes.
Imagine como seria ser capaz de contornar completamente o trânsito, em sua viagem diária para o trabalho. Não, o teletransporte ainda não está disponível, mas eVTOLs (decolagem e pouso vertical elétrico) estão bem perto disso, considerando quanto tempo eles poderiam economizar.
Lar de algumas das cidades mais movimentadas do mundo, o Brasil já está desenvolvendo sua infraestrutura de táxi aéreo e agora está ainda mais perto de implementar um plano de mobilidade urbana, depois que duas grandes empresas no campo da aviação iniciaram uma colaboração inovadora. E ve Urban Air Mobility , uma divisão da Embraer, e Helisul Aviation , estão lançando um projeto de mobilidade emocionante no Brasil , que inclui produtos e serviços inovadores.
A Eve recebeu uma encomenda de 50 eVTOLs e também prestará serviços relacionados, incluindo soluções de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano , enquanto a Helisul será responsável pela implementação dessas soluções no Brasil, utilizando a infraestrutura de mobilidade aérea já existente. A primeira etapa será uma operação de prova de conceito (POC) , usando helicópteros para testar e confirmar parâmetros que posteriormente serão aplicados aos veículos.
Com este novo projeto, espera-se que Eve inicie as entregas do eVTOL em 2026.