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É fria… Não deixe a bateria acabar no inverno!

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É fria… Não deixe a bateria acabar no inverno!


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Manutenção com bateria da moto exige mais cuidados no inverno, pois exige mais do sistemas de partida elétrica
Divulgação

Manutenção com bateria da moto exige mais cuidados no inverno, pois exige mais do sistemas de partida elétrica

O inverno de 2021 veio com tudo e quem sofre mais são os motociclistas que não contam com o aconchego da cabine igual ao dos demais veículos. Além disso, uma pane elétrica ou o descarregamento da bateria da moto também pode trazer surpresas desagradáveis.

Mesmo para modelos de motos mais antigas, aquelas que dão partida no pedal, a bateria serve para ajudar na centelha, na cama de explosão necessária para colocar o motor em funcionamento e, ainda, acender os faróis e lanternas e mantê-los ligados.

Especialistas como Adilson Ramos, coordenador de assistência técnica na Clarios, orienta que as motos exigem cuidados especiais no frio. “O recomendado é não deixar a moto parada e rodar pelo menos uma vez por semana ”, alerta.

Confira as dicas da Heliar Moto para não ficar parado por falhas na bateria:

Inspecione a bateria – Verifique cabos e fixadores da bateria. Se necessário, limpe os terminais com uma escova dura ou spray limpador de bateria. Aplique graxa dielétrica ou spray anticorrosivo nos pinos e conectores do terminal para evitar corrosão. Certifique-se de que os cabos e seus invólucros estão em boas condições e os conectores estão presos firmemente à bateria.

Encha a bateria – Se a bateria não for uma unidade selada, verifique os níveis de eletrólito, usando água destilada para completar as células que apresentem nível abaixo do indicado na caixa da bateria. Tenha cuidado para não sobrecarregar o invólucro.

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Verifique a carga – com a chave da moto na posição desligada, conecte um multímetro. Se o estado de carga for superior a 12,73 volts, a bateria está boa. Abaixo de 12,30 volts, precisa de recarga. Mesmo assim se a tensão estiver abaixo, passe por  um teste de descarga  para atestar sua funcionabilidade. Se a tensão, ao final do teste de 15 segundos, ficar abaixo de 9.60 Volts , troque-a.

Coloque a bateria certa – caso precise comprar uma bateria nova, escolha uma que atenda às classificações recomendadas no manual do proprietário para o modelo específico da sua motocicleta.

Descubra a causa – apenas substituir ou recarregar a bateria quando apresenta falhas pode não resolver o problema. Nesse caso, é necessário avaliar se há algum defeito na moto, identificando o motivo que fez a bateria perder a carga. Há casos, em que um equipamento como alarme ou mesmo um curto-circuito pode estar roubando carga.

Antes de trocar a bateria por uma nova – avalie se outros componentes, como estator ou retificador de corrente estão funcionando bem e enviando a carga correta para a bateria. Caso contrário, mesmo uma bateria nova poderá apresentar problemas novamente em breve.

Vida útil da bateria – a bateria original dura, em média, três ou quatro anos, mas tudo depende de como a moto é utilizada. A instalação de acessórios também pode reduzir a sua durabilidade e a carga. Antes de instalar, é bom consultar o Manual do Proprietário ou um eletricista mecânico para se certificar que ela tem capacidade para receber tais acessórios.

Fonte: IG CARROS

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