Search
Close this search box.

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

Compartilhe

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos


Após participar do curso de Doma Racional de Equídeos, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Jefersson Luiz Simões Ribeiro dobrou o número de atendimentos que fazia. “Faz dez anos que participei do primeiro curso do Sistema e, desde então, minha vida melhorou. Com o último treinamento, de doma racional, aperfeiçoei os meus atendimentos e trabalho mais feliz, pois tenho a segurança de que estou fazendo o processo da forma correta. Hoje, faço do meu amor pelos animais a minha principal fonte de renda”.

Com mais habilidades técnicas, ele conseguiu aumentar em 30% o valor dos atendimentos. “Além de proteger e cuidar melhor dos animais, consegui agregar valor aos atendimentos e mais pessoas confiam no meu trabalho”.

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

Inspiração

A paixão de Jefersson por cavalos surgiu na infância e o tio dele, Sandro Rangel Magalhães, foi a sua grande inspiração. Com o passar dos anos, Jefersson queria viver do trabalho de doma e conseguiu com a ajuda do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

O tio contou que a relação com o animal é de companheirismo, pois o carinho por cavalos surgiu ainda na infância. “Eu ando a cavalo desde o meu primeiro ano de vida no Sítio Bela Vista, propriedade dos meus pais, em Gonçalves. O Jefersson é um orgulho para mim. Hoje, não trabalho mais com a doma de animas, mas o meu sobrinho está dando continuidade na história da nossa família”.

Doma racional

O treinamento, que ocorreu em Gonçalves, abordou o cabresteamento, o controle de garupa e espáduas, os deslocamentos laterais e outras habilidades necessárias à doma racional. Segundo o instrutor Paulo Diamantino Ayala Santomé, o curso ensina o aluno a despertar a confiança do animal.

“Em alguns casos, os animais são maltratados por falta de conhecimento do trabalhador. Quando o domador entende melhor o animal fica muito mais fácil atingir o resultado final. Confiança, respeito e amor pelos animais são características fundamentais neste trabalho. Com a doma segura e racional, temos um resultado positivo para o cavalo e o cavaleiro,” destacou.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE