Produtores mineiros do ATeG são destaque em pesquisa da CNA sobre crédito
Minas Gerais mais uma vez foi destaque em uma ação do Sistema CNA. O estado teve o maior número de respondentes da pesquisa “Prioridades e principais dificuldades no acesso ao crédito e seguro rural – Plano agrícola e pecuário 2021/2022”. O levantamento foi feito pelos técnicos de campo junto a produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES no estado. Foram 884 participantes mineiros, 20,4% do total.
Depois de contar com 20% dos 1 milhão de visitas técnicas efetuadas pelos técnicos do Programa ATeG contabilizadas em maio deste ano, e de ser berço da maior parte de casos de sucesso registrados no livro “ATeG – Cinco etapas da transformação rural” – sete, dos 33 retratados em todo país -, o trabalho conjunto entre produtor, técnico e supervisor torna a alcançar um resultado expressivo em nível nacional.
Para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o índice de participação é motivo de orgulho para a entidade. Prova o alto nível de comprometimento de equipes e participantes do programa – além da excelência do trabalho desenvolvido por meio da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial. “Queremos agradecer a participação dos nossos produtores e o empenho dos nossos técnicos na realização da pesquisa. Por meio dessa ação, a CNA obteve importantes conquistas para o nosso agro”, comentou.
“Os técnicos do ATeG atuaram com muito empenho para coletar o máximo de formulários junto aos seus assistidos, o que se traduziu em números tão relevantes e que muito nos alegram”, disse o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG, Bruno Rocha de Melo, que reforçou a importância da pesquisa para a captação das reais necessidades dos produtores rurais, “servindo de base para a constituição de políticas públicas consistentes e assertivas”.
Crédito ainda é desafio para produtores
A pesquisa realizada pelo Sistema CNA buscou identificar os gargalos no acesso ao crédito e as prioridades dos produtores para a safra 2021/2022. Os dados foram recolhidos entre 12 e 27 de abril de 2021. Participaram 4.336 produtores do ATeG de 727 municípios de 14 estados. As informações serviram para subsidiar as principais propostas do Sistema CNA para a agricultura familiar na próxima safra. Os resultados foram entregues pela CNA à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
O levantamento mostrou, entre outros destaques, que mais de 38% dos produtores rurais entrevistados nunca contratou crédito rural. Apenas 26,6% dos produtores entrevistados contrataram crédito rural em 2020, e quanto menor a faixa de renda, menos produtores tiveram acesso. As principais dificuldades apontadas incluem excesso de papelada/burocracia, garantias exigidas, demora na liberação do crédito e falta de informação.
“Reforçamos a importância da participação dos produtores rurais em pesquisas dessa natureza para que tenhamos nossa atuação alinhada às principais demandas da base e, por consequência, conquistas que beneficiem e fortaleçam todo o setor da produção primária de alimentos”, disse o presidente do Sistema CNA, João Martins, em carta direcionada aos participantes.
Saiba mais: