Sistema CNA/Senar participa da 77ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública em Goiás
Brasília (13/08/2021) – O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, representou o Sistema CNA/Senar na 77ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) realizada na quinta (12), em Goiânia (GO).
Carrara é membro do Conselho Nacional de Segurança Pública representando a CNA e participou da reunião ao lado do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.
O encontro reuniu representantes de 23 estados e do Distrito Federal e discutiu, entre outros temas, o policiamento rural. Durante o evento, a Faeg assinou dois protocolos de intenções com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para qualificar o policiamento no campo.
A parceria prevê a utilização de tecnologia para digitalização de dados e o georreferenciamento de propriedades, além de equipagem do patrulhamento.
Um dos protocolos assinados trata do aplicativo APporteira, uma plataforma digital disponibilizada pela Faeg para atendimento de demandas dos produtores rurais. O foco é prover um sistema de dados do setor, permitindo que os policiais façam o cadastro e confirmem in loco as informações pré-cadastradas de cada propriedade.
“Graças à gestão do governador Ronaldo Caiado e de suas forças policiais, estamos de braços dados para garantir mais tranquilidade às famílias goianas. Temos uma nova realidade no campo com a boa gestão das políticas públicas”, afirmou Scheirener.
No segundo documento, a Federação, em parceria com outras entidades rurais, assinou acordo que prevê o levantamento de recursos viabilizados pelo Conselho de Segurança Rural de Goiás (Conseg-Rural) e repasse dos equipamentos diretamente ao Batalhão Rural.
“Disponibilizamos a ferramenta para facilitar a vida do produtor e do policial. Entendemos que otimizando o tempo de atuação das forças de policiais, temos mais segurança e um trabalho mais direcionado para as ações de combate à criminalidade”, explicou.
Segurança no Campo – O Batalhão Rural foi criado em 2019 pelo Governo de Goiás para atender a população do campo. Está presente nos 246 municípios e realizou 11.390 cadastros de propriedades rurais no sistema do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás afirmam que houve uma redução de 37% nas ocorrências de crimes no campo no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. A unidade registrou 25.974 ações de monitoramento e 14.258 visitas rurais.
Assessoria de Comunicação CNA/Faeg/Secretaria de Segurança Pública de Goiás
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte