DIG de Avaré resgata 18 galos que sofriam maus-tratos e eram submetidos a rinhas
A Polícia Civil resgatou 18 galos que sofriam maus-tratos e eram submetidos a rinhas, na Vila Martins III, em Avaré, no interior do Estado. O responsável pelos animais e delito, de 39 anos, foi autuado. A ação ocorreu na última quinta-feira (26).
Os trabalhos foram desempenhados por uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município durante averiguação sobre a prática de rinha, com transmissão via internet.
No local dos fatos, os agentes encontraram os galos presos em gaiolas individuais, sendo que boa parte apresentava machucados.
O responsável pelos animais não estava no imóvel e, de acordo com informações, residia em outro local. Na casa do suspeito, ele também não foi localizado, contudo foram encontrados materiais utilizados nas rinhas, como uma “arena” portátil, uma máquina de cartão, apetrechos, além de seringas e diversos frascos de medicamentos, aparentemente anabolizantes.
A Polícia Técnico-Científica foi acionada e esteve no local. Posteriormente, o investigado foi localizado e encaminhado ao Plantão Policial, onde prestou esclarecimentos e foi autuado pelo crime ambiental de praticar ato de abuso a animais.
Os galos foram depositados provisoriamente para um criador da cidade até que o destino deles seja definido pelo órgão competente. A Polícia Militar Ambiental também foi comunicada.