Fórum ‘De onde virão os terneiros?’ retorna com seminário e Dia de Campo
Em 2020 a pandemia exigiu que o fórum “De onde Virão os Terneiros” ocorresse de forma virtual. Mas este ano, a melhora do quadro sanitário da Covid-19 permitiu que o evento fosse realizado presencialmente e no formato original: dedicando um dia para seminário e outro para um Dia de Campo. A 104ª etapa já tem data marcada – 30 de setembro e 1º de outubro, em Pedras Altas, ao Sul do Estado – e as inscrições podem ser feitas no e-mail [email protected]. O evento é gratuito.
Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o fórum tem como público alvo produtores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias, interessados em aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho adotando estratégias para aumentar a taxa de prenhez das vacas e reduzir a idade de primeiro serviço das novilhas para dois anos.
No primeiro dia de atividades, os participantes fazem parte de um Dia de Campo em propriedades consideradas modelo na produção de bovinos de corte pelo Senar-RS. Lá, proprietários e técnicos dividem informações sobre sistema de produção, manejo, potencialidades e dificuldades. No dia seguinte, professores universitários e técnicos ministram palestra sobre temas relevantes para os produtores da região.
O evento
O fórum “De onde virão os terneiros?” foi criado pelo Senar-RS em 2012. De lá para cá, teve 22 etapas realizadas em 16 municípios gaúchos, atingindo um público de 6.378 pessoas. Por isso, já é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Rio Grande do Sul.
Realizado pelo Senar-RS, o evento é uma promoção de Farsul e Casa Rural, com apoio dos departamentos de Solos e Zootecnia da UFRGS e do Sindicato Rural de Pedras Altas.
DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS – PEDRAS ALTAS (RS)
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Informações e inscrições: [email protected] e pelo telefone do Sindicato Rural de Pedras Altas, (53) 98457-7741
PROGRAMAÇÃO
30/09 – DIA DE CAMPO
9h – Estância São Carlos, propriedade de Carlos Santos Silveira de Àvila, na localidade de São Diogo
12h – Almoço*
13h – Estância Santa Maria, Sucessão Sérgio Souza Fernandes, na localidade de Lagões
17h30 – Encerramento
01/10 – SEMINÁRIO
CTG Sentinela de Pedras Altas (Av. Basileu Azeredo, 652)
8h – Cadastramento
8h15 – Abertura
8h30 – “A necessária eficiência reprodutiva dos rodeios de cria” – Professor José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da UFRGS
10h – “Intensificação sustentável da pecuária de cria” – Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo, Instrutor do Senar-RS – Cooplib
10h50 – Intervalo
11h – “Benefícios da integração lavoura – pastos – pecuária”- Profª Drª Amanda Posselt
12h – Mesa Redonda – Primeiro Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)
12h30 – Almoço*
14h – “Otimização das pastagens com uso de suplementos” – Profª Drª Luciana Potter, do
Departamento de Zootecnia da UFSM
14h50 – “Ferramentas genéticas aplicadas à produção dos terneiros”, Médico veterinário Bruno Teixeira (Dr.), instrutor do Senar-RS – Cooplib
15h40min – Intervalo
16h – “Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS” – Médico veterinário Iuri Pioly Marmitt (Me), supervisor de campo da ATeG – Gestão Avançada de Construções Ltda
17h20 – Mesa Redonda – Segundo Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)
18h – Encerramento
*Almoço gratuito no local
Esse texto pode ser livremente reproduzido mediante crédito a Senar-RS/Padrinho Conteúdo