Mercúrio retrógrado em Libra: veja como se preparar
Mercúrio retrógrado começa esta segunda (27), desta vez no signo de Libra . O evento astronômico ganhou notoriedade para além dos amantes da astrologia por conta dos seus efeitos em comunicações, viagens e eletrônicos . O terceiro e último Mercúrio retrógrado do ano vai até o dia 18 de outubro, mas seus efeitos podem ser sentidos até duas semanas depois de terminado.
O que é mercúrio retrógrado?
“Quando Mercúrio está retrógrado é uma ilusão de ótica. O planeta não vai passar a andar pra trás, mas ele está em um movimento que para o ponto de vista aqui da Terra, dá essa sensação”, explica a astróloga Sara Koimbra. Inclusive, o termo “retrógrado” passou a ser usado na astronomia quando estudiosos perceberam que os planetas estacionavam, causando a impressão de que eles andavam de ré.
Na astrologia, a especialista explica que os estudiosos da área perceberam que quando Mercúrio entra neste movimento, as áreas que ele rege – tecnologia, comunicação em geral, viagens, oscilações de humor, raciocínios – são prejudicadas. “Quando o planeta está no movimento direto, a gente está bem pois a energia está fluindo. Mas quando estaciona, começamos a ter problemas e então começamos a reavaliar esses pontos que ele aborda.
Por que as pessoas tem medo de Mercúrio retrógrado?
Sara explica que Mercúrio retrógrado é a mente racional, a comunicação, o deslocamento, a troca de informação, os contratos. Ele também rege a tecnologia e os aparelhos eletrônicos estão inclusos – e atualmente, eles correspondem a maior parte de troca de informações e comunicação das pessoas. “Ele mexe com tudo que é principal para vivermos em sociedade: a gente precisa se comunicar. Mercúrio, regendo a comunicação e estando no movimento estacionado, a gente começa a ter problemas nesse sentido. Por isso que ele é tão temido.”
Mercúrio retrógrado em Libra
Libra é um signo que busca o equilíbrio em tudo – não à toa o seu símbolo é uma balança -, levando, muitas vezes, a fama de indeciso ou em cima de muro em sua tentativa de agradar a todos . A astróloga explica que o momente pede que os relacionamentos sejam reavaliados, a busca por justiça, relacionamento afetivo ou como todo mundo sejam revistos em termos de comunicação.
“Os desafios que as pessoas vão ter nesse período é a pouca paciência, a falta de tato, os relacionamentos afetivos vão ser avaliados, os comerciais vão ser reavaliados e se a pessoa não tiver muita diplomacia nem tato com as pessoas no contexto geral pode ter muito problema”, explica. Assinaturas de contrato em geral, casamento e divórcio também devem ser evitados durante o período.
Signos mais afetados
Sara explica que os signos regidos pelo elemento ar – Gêmeos, Libra e Aquário – vão sentir mais o trânsito de Mercúrio retrógrado, enquando os signos do elemento terra – Touro, Virgem e Capricórnio – terão uma passagem mais tranquila. Mesmo assim é bom tomar precauções: prevenir nunca é demais.