Search
Close this search box.

Tradição familiar rende prêmio a chocolateira baiana

Compartilhe

Tradição familiar rende prêmio a chocolateira baiana


Brasília (28/09/2021) – A chocolateira Marcela Tavares, criadora da marca Cacau do Céu Chocolates Finos, de Ilhéus (BA), foi a quarta colocada no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2021, que reconheceu os melhores chocolates artesanais do Brasil.

A produção de cacau é uma tradição que vem passando ao longo de quatro gerações em sua família, mas a ideia de produzir chocolates artesanais surgiu há 10 anos.  

“Eu percebi que não havia uma loja dedicada à fabricação de chocolates finos feitos a partir da amêndoa em Ilhéus. Por isso realizei diversos cursos, inclusive no Canadá, onde já existia o movimento bean to bar (do grão à barra)”.

Apesar de a família produzir cacau, no início ela comprava amêndoas de outro produtor da região, pois não conseguia se dedicar a todo o processo porque conciliava a fabricação de chocolates e o serviço público como oficial temporária do Exército.

Até que em 2018, Marcela, que é a caçula de três filhas, decidiu aprofundar o conhecimento também no processo produtivo do cacau e participou do Pró-Senar Cacau, projeto de assistência técnica e gerencial para cacauicultores, oferecido em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Ilhéus. 

A partir daí ela começou a usar as amêndoas da fazenda da família na produção dos chocolates no método “Tree to Bar”, termo usado para chocolates produzidos pelo mesmo fabricante desde o cultivo até a produção da barra.

“O Pró-Senar Cacau foi um grande diferencial porque me possibilitou utilizar o cacau da nossa fazenda para produzir os chocolates finos. Depois de receber o atendimento técnico eu acompanho todo o processo que vai desde o preparo do solo, plantio, produção de muda, colheita e pós-colheita, secagem, torra e produção do chocolate”.

O atendimento do Senar permitiu alcançar amêndoas de qualidade e deu um novo ânimo para a família. “A minha empolgação e os resultados refletiram positivamente no meu pai que, aos 78 anos, andava meio desiludido depois de enfrentar tantas crises na produção de cacau. Agora ressurgiu toda aquela paixão pela atividade”.

1 2

Reconhecimento duplo – Essa é a segunda vez que o chocolate da Cacau do Céu é reconhecido com um dos melhores do Brasil. Na primeira edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal, em 2019, o chocolate produzido por Marcela conquistou o segundo lugar.

Onde comprar – Além da loja física em Ilhéus, a Cacau do Céu Chocolates finos comercializa os produtos pelas redes sociais e em lojas de parceiros na Bahia, Pernambuco, Salvador e São Paulo.

Para conhecer os produtos, acesse: https://cacaudoceu.com.br

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Arquivo pessoal
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte   

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE