Search
Close this search box.

Resultados da Operação Guardiões do Bioma são apresentados durante Conferência do Clima

Compartilhe

Resultados da Operação Guardiões do Bioma são apresentados durante Conferência do Clima


Os resultados da Operação Guardiões do Bioma, ação inédita de combate às queimadas e aos crimes ambientais, foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em rodada de conversa com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na abertura da participação do Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O encontro aconteceu na segunda-feira (1), durante o painel Plano de Combate ao Desmatamento Ambiental, em Brasília (DF).

“Temos dados relevantes, que são fruto da integração entre os Ministérios, as forças policiais, forças de combate aos crimes e repressão ao desmatamento e às queimadas no Brasil. Isso tem funcionado muito bem neste segundo semestre e os resultados já aparecem”, destacou o ministro Anderson Torres.

A Operação Guardiões do Bioma, iniciada em agosto de 2021, e que entra para o calendário oficial de operações do país, atua em combate ao desmatamento ilegal a incêndios florestais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A ação com a participação de diversos ministérios e é realizada por profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O ministro ainda destacou que, no período em que o Brasil enfrenta sua maior seca em 100 anos, a Operação fez a diferença. Combateu mais de 16.500 incêndios florestais em 11 Estados.

Em três meses, a Guardiões do Bioma registrou, ainda, mais de 3.200 ações preventivas e cerca de 1.500 multas aplicadas. A atuação também foi responsável pela apreensão de 120 maquinários e mais de 5 mil metros cúbicos de madeira, além de ter resgatado 1.000 animais.

Acordo de Cooperação Técnica

O trabalho dos Ministério será reforçado. Os ministros Anderson Torres e Joaquim Leite assinaram acordo de cooperação para integração de dados, sistemas e políticas voltados à proteção e combate ao desmatamento. O objetivo é fortalecer ações de proteção ambiental e repressão a ilícitos contra o meio ambiente, por meio de ações conjuntas, com atuação ostensiva e investigativa do MJSP.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: Brasil.gov

Mais Notícias de BRASIL

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE