O poder dos chakras: entenda o que é, onde estão e como funcionam
Os Chakras são centros de energia naturais do corpo físico, emocional, mental e energético. Ao todo, são sete Chakras que equilibram o ser humano, trazendo energia para a vida. É necessário que os 7 pontos de energia estejam alinhadas para entrar em harmonia, e isso pode ser feito de diversas formas. Veja a seguir o que é e como funcionam os 7 chakras.
A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro. Eles são percebidos como centros vitais do corpo humano, responsáveis por distribuir a energia dos organismos, através dos canais conhecidos como nadis, para nutrir órgãos e sistemas. No total, são sete Chakras principais, cada um com uma função e localização específica, distribuídos em linha reta, do topo da cabeça à parte inferior do tronco. Quando ativados, eles influenciam na disposição e alegria de viver.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!
Chakra Básico
O que é? Está relacionado à vitalidade e ao sistema reprodutor. Rege várias funções do organismo, como o intestino grosso, ossos, pernas, pés e é capaz de influenciar as finanças.
- Localização: entre o ânus e os órgãos genitais.
- Quando ativado: ajuda a relaxar o corpo e a atividade mental, diminuindo o estresse e a tensão. Também é capaz de fortalecer a coluna e as pernas.
- Cor: vermelho.
- Pedra relacionada: rubi ou granada.
Chakra Sacro
O que é? Está associado a questões amorosas, sexuais e emocionais. Também possui ligação com os líquidos corporais, como sangue, menstruação, esperma e lágrimas.
- Localização: parte inferior do abdome.
- Quando ativado: incentiva a abertura e a liberação das emoções. Pode também auxiliar no tratamento de problemas genitais e urinários. Quando não está ativo, é capaz de provocar disfunções emocionais, bloqueio criativo e problemas nos rins.
- Cor: laranja.
- Pedra relacionada: coralina.
Chakra Plexo Solar
O que é? Está associado ao metabolismo dos alimentos e o controle das emoções. É também responsável pelo carisma e sensação de autoridade.
Localização: acima do umbigo, na região do estômago.
Quando ativado: aumenta a vitalidade e libera as emoções que estão reprimidas. Se este Chakra não for energizado, pode provocar distúrbios alimentares, diabetes e, no campo emocional, vontade de controlar e julgar as pessoas.
Cor: amarelo-ouro.
Pedra relacionada: citrino, olho-de-tigre ou topázio.
Chakra Cardíaco
O que é? Faz a ligação entre os três primeiros chakras e os três últimos. Sua função é elevar os graus de consciência de si mesmo e de autoestima .
- Localização: centro do peito.
- Quando ativado: incentiva o amor, a autoaceitação e a paz interior. Se não for energizado, pode provocar problemas cardíacos e respiratórios, além de medos e ilusões com relação aos relacionamentos amorosos.
- Cor: verde.
- Pedra relacionada: jade ou esmeralda.
Chakra Laríngeo
O que é? Tem a função de desenvolver a comunicação, a intuição e a criatividade. É capaz de estimular e melhorar a saúde na região do pescoço e dos ombros.
- Localização: região da garganta.
- Quando ativado: estimula a habilidade de expressão, favorecendo a generosidade e a capacidade de se entregar a sensações diferentes e novos objetivos.
- Cor: azul-celeste.
- Pedra relacionada: água-marinha ou turquesa.
Chakra Frontal
O que é? Fortalece a clareza e a concentração. Também é conhecido como “terceiro olho”, ligando-se aos dons de vidência e telepatia. Tem como função desenvolver a sabedoria.
- Localização: testa, entre as sobrancelhas.
- Quando ativado: fortalece a intuição, relaxa e acalma o corpo e a mente. Se não ocorrer a energização, pode trazer dores de cabeça, problemas de visão e incompreensão na relação com as pessoas.
- Cor: azul-anil.
- Pedra relacionada: safira azul ou lápis-lazúli.
Leia Também
Chakra Coronário
O que é? Tem relação com a saúde em geral. Também conhecido como “chakra da coroa”, rege o cérebro, a cognição e a memória. No mundo espiritual, está ligado ao estágio da iluminação e da santidade.
- Localização: topo da cabeça.
- Quando ativado: relaxa e acalma as emoções, aliviando a insônia, as dores de cabeça, os medos, o estresse e a ansiedade. Evite bloqueá-lo, pois isso pode acarretar em distúrbios mentais.
- Cor: violeta.
- Pedra relacionada: ametista.
Como energizá-los?
Você pode ativar os Crakras individualmente ou se baseando na cor e na pedra correspondentes.
- Ative-os pelas pedras: posicione o cristal de cada Chakra no ponto do corpo onde ele se localiza. Mentalize as boas vibrações trazidas por cada um.
- Ative-os pelas cores: imagine, individualmente, o tom correspondente a cada Chakra irradiando de sua localização no seu corpo. Mentalize essa cor por alguns minutos. Comece pelo Chakra básico.
- Ative o Chakra Básico: pule, dance e caminhe sem sapatos pela natureza.
- Ative o Chakra do Sacro: aprenda danças sensuais e pratique atividades aquáticas.
- Ative o Chakra do Plexo Solar: faça exercícios de flexão da coluna.
- Ative o Chakra Cardíaco: pratique exercícios de respiração, medite e faça terapias.
- Ative o Chakra Laríngeo: cante mantras diariamente.
- Ative o Chakra Frontal: mentalize cores e símbolos.
- Ative o Chakra Coronário: medite diariamente e pratique ioga.
A prática do Reiki
Reiki é uma terapia desenvolvida pelo monge Useui Sensei e representa um método de cura que canaliza as energias superiores, possuindo duas frentes: a prática da cura e a prática espiritual. Foi o monge quem criou o conceito de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho: um método para curar o corpo e o espírito através da energia espiritual, tendo ligação com os Chakras.
O Reiki intensifica a circulação interna de energia do nosso corpo, pois possui vibrações de alta dimensão. Desta forma, esse fluxo de energia volta a seu estado ao normal, a pessoa recupera a sua saúde. Conheça mais sobre essa técnica:
Princípio do Reiki
O Reiki é uma prática apoia-se em uma lei espiritual imutável, na qual a vibração mais alta é capaz de transformar a mais baixa.
Funcionamento da técnica
O Reiki é uma terapia baseada na imposição das mãos. Porém, não há uma sequência exata de posições.
Primeiro, detecta-se as desarmonias no corpo do paciente. Então, aplica-se o Reiki até essas desarmonias desaparecerem. Normalmente são feitas doze posições de mãos básicas com possíveis variações.
Em uma sessão, atua-se primeiro na mente, depois no corpo, portanto, tanto o físico quanto o emocional recebem as vibrações e entram em equilíbrio. Assim, o Reiki é capaz de potencializar a energia vital e o poder natural de cura do paciente.
Jornada da transformação
Quer aprender mais um pouco sobre autoconhecimento e subconsciente? Participe da Jornada da Transformação , um webinário que abordará temas como inteligência emocional, numerologia e autoconhecimento.
LEIA TAMBÉM