Região Sul tem cinco Normas Regulamentadoras no ranking dos dez cursos mais demandados
Um balanço feito pela Regional de Rondonópolis do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mostrou que entre os dez cursos mais demandados na região, cinco são de Normas Regulamentadoras (NRs). As capacitações são obrigatórias para exercer determinadas funções no campo e o Senar-MT oferta os treinamentos de forma gratuita.
As capacitações de NRs mais solicitadas em 2021 foram NR 31.8 – Segurança no trabalho – aplicação de agrotóxico, NR 35 – Trabalho em altura, NR 33 – Espaço confinado, NR 31.12 – Segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas e NR 12 – Segurança no trabalho – máquinas e implementos.
Os cursos são realizados pela parceria entre Sindicatos Rurais e Senar-MT. Segundo o supervisor da Regional de Rondonópolis, José Eduardo Pio, o próximo ano segue a mesma tendência. “Para 2022, a maior demanda também é para cursos de NRs e entre os 10 mais demandados ainda incluem a formação de brigada de incêndio e a prevenção e controle do fogo na agricultura, que aumentam a segurança no campo na época da seca”.
Além desses treinamentos, também há demandas para as áreas que são fontes de economia local, como soja, milho, algodão e pecuária de corte e leite. Nos municípios de Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Alto Araguaia e Araguainha destacam-se a pecuária de corte e de leite, com enfoque para pequenos produtores rurais, assentados e trabalhadores da agricultura familiar.
Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a entre a sede localizada e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.
A Regional de Rondonópolis é composta pelos Sindicatos Rurais de: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta e Rondonópolis. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento a Araguainha, São Pedro da Cipa, Tesouro, São José do Povo.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.