Polícia Civil prepara o lançamento de um aplicativo que auxiliará na busca de crianças e idosos perdidos em praias
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, através do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), prepara o lançamento do aplicativo denominado “Kd Você”, que tem como finalidade auxiliar nas buscas de crianças e idosos desaparecidos. A iniciativa contribui para a solução de um problema recorrente nas orlas das praias litorâneas, quando acontece o desaparecimento de pessoas por curto espaço de tempo.
Na segunda-feira (27), o Dipol realizou uma reunião com representantes da Prefeitura de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, com a finalidade de articular o lançamento do aplicativo naquele município.
A tecnologia foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia da Informação – DTI e permite o cadastro de pessoas desaparecidas, em geral crianças e idosos, de forma ágil e sem a necessidade de registrar boletim de ocorrência. Ela servirá como um “alerta geral” para esses casos e terá três módulos de utilização: do representante da pessoa desaparecida; do localizador da pessoa encontrada; e do agente de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar ou Guarda Civil). De acordo com o módulo utilizado, a plataforma, por meio de geolocalização e de imagens, habilitará os usuários a cadastrar o alerta, relatar o encontro e promover o reencontro.
O recurso ainda está em desenvolvimento e em breve será lançado no Estado de São Paulo favorecendo a população Bandeirante.