Polícia Civil desarticula grupo especializado em aplicar golpes em aplicativos de relacionamento
A quadrilha combinava encontros para realizar sequestros-relâmpago com a intenção de obrigar as vítimas a fazerem transferências via Pix
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (8), uma operação contra uma quadrilha especializada em aplicar golpes através de aplicativos de relacionamento. A ação foi realizada na região da Brasilândia, Zona Norte da capital, e foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e dois lugares, que serviam de cativeiro, identificados.
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), por meio da Divisão Antissequestro (DAS) e contou com as colaborações do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Grupo Especial de Reação (GER) e Serviço Aerotático (SAT).
As investigações levaram os agentes aos envolvidos em sequestros-relâmpago, que aliciavam suas vítimas em aplicativos e sites de relacionamento, com a intenção de obrigar os sequestrados a transferirem dinheiro através do Pix.
Durante a diligência, cinco pessoas foram presas, sendo três da mesma família. Uma arma calibre 38 foi apreendida com um dos detidos, cuja origem pertencia a uma empresa de segurança privada que presta serviço ao Banco do Brasil, além de celulares e cinco cartões bancários. Outras três pessoas, que fazem parte da organização criminosa, já estavam detidas em unidades do sistema prisional.
As cinco pessoas foram levadas à 1ª Delegacia de Antissequestro, onde passaram pelos trâmites de polícia judiciária. Depois, encaminhados ao cárcere para permanecer à disposição da justiça.
No site e nas redes sociais da Polícia Civil é possível acessar dicas de como se prevenir em aplicativos de relacionamento. O link de acesso no site para o guia de prevenção é https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/ShowProperty?nodeId=/dipolContent/UCM_063872//idcPrimaryFile&.