Aeronave da FAB que resgatou brasileiros deixa a Polônia
O presidente Jair Bolsonaro publicou há pouco, em suas redes sociais, a informação de que o avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) está decolando de Varsóvia, na Polônia, em direção ao Brasil. A aeronave levou doações para a Ucrânia e está repatriando brasileiros e estrangeiros que fogem do conflito.
O voo trará 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também serão trazidos oito cachorros e dois gatos.
Mais cedo, a FAB publicou um vídeo com o embarque dos passageiros.
#OperaçãoRepatriação Neste momento, os passageiros estão embarcando no KC-390 Millennium para a decolagem de regresso ao Brasil.#NinguémFicaPraTrás #AsasQueProtegemOPaís@govBr @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/qqXoS9i8to
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 9, 2022
Ação interministerial
O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez 3 escalas técnicas: uma no Recife, outra na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a última em Lisboa (Portugal). Na aeronave, foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, entre alimentos e medicamentos.
O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).
A Operação Repatriação é uma ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS).
Edição: Lílian Beraldo