Cuiabá e União decidem o título do Mato-grossense
Em busca do 11º título estadual, o Cuiabá recebe o União neste sábado, às 15h30, na Arena Pantanal pela grande final do Campeonato Mato-grossense. O Dourado tem a vantagem do empate para erguer a taça, já que venceu o Colorado por 3 a 2 em Rondonópolis.
Dono da melhor campanha na competição, com apenas uma derrota, o time auriverde conta com o apoio da torcida para conquistar mais um título.
– Sabemos que é uma semana importante, um momento histórico para o clube e para nós também. E estamos absorvendo isso de maneira positiva. Iniciar o ano bem como estamos fazendo é fundamental para a sequência do ano. Temos um grupo preparado e não só uma equipe. Estamos confiantes – disse o técnico Pintado.
Para o confronto, ele não pode contar com o volante Camilo, lesionado, mas tem o retorno dos volantes Rivas e Marcão, que cumpriram suspensão automática na última rodada.
– O importante é ter uma equipe competitiva. Isso que dá uma vantagem. Será mais um jogo difícil, vamos lutar muito por essa conquista.
NO APITO
Árbitro: Rodrigo da Fonseca
Assistente 1: Fábio Rubinho
Assistente 2: Fernanda Kruger
Quarto Árbitro: Luis Paulo de Moura Pinheiro
GOLS NO ESTADUAL: 8 Rodriguinho; 5 Alesson; 4 Elton e Felipe Marques; 1 André Felipe, João Lucas, André Luís, Paulão, Camilo, Kelvin Osorio, Valdivia, Rafael Gava e Jenison.
GOLS NA TEMPORADA: 10 Rodriguinho; 6 Elton; 5 Alesson; 4 Felipe Marques; 1 André Felipe, João Lucas, André Luís, Paulão, Camilo, Kelvin Osorio, Rafael Gava, Jenison e Valdivia
GOLS PELO CUIABÁ: 32 Elton; 27 Jenison; 15 Felipe Marques; 14 Rafael Gava; 10 Rodriguinho; 5 Alesson; 3 Pepê, e Marllon; 2 Paulão e Camilo; 1 Kelvin Osorio, Alan Empereur, João Lucas, André Felipe e Valdivia
ASSISTÊNCIAS NO ESTADUAL: 3 Valdivia, Alesson, Rafael Gava, Everton e Uendel; 2 Paulão, Igor Cariús e João Lucas; 1 Jenison, Elton, Caio Hila, André Luís e Marquinhos.
TRANSMISSÃO: TV Centro América
NÚMEROS DO CONFRONTO:
48 – Jogos
19 – Vitórias do Cuiabá
18 – Empates
11 – Vitórias do União
66 – Gols do Cuiabá
45 – Gols do União
CURTINHAS
• Cuiabá e União já se enfrentaram duas vezes nesta temporada com duas vitórias do Cuiabá, ambas no Luthero Lopes. Na primeira fase, triunfo por 2 a 1. No primeiro jogo da final, por 3 a 2.
• O meia Rodriguinho está empatado na artilharia do Estadual, com 8 gols, ao lado do atacante Peu, do Sinop.
• O Dourado já conquistou seis títulos na Arena Pantanal: Copa Verde 2015, Estadual 2015, Estadual 2018, Estadual 2019, Estadual 2021 e Copa FMF 2017.
• Dourado e Colorado voltam a se encontrar em uma decisão de Mato-grossense após 18 anos. Em 2004, o Cuiabá levou a melhor e conquistou seu bicampeonato com empates por 3 a 3 no Verdão e 0 a 0 no Luthero Lopes, que na ocasião recebeu cerca de 15 mil torcedores.
• O Cuiabá tem apenas uma derrota no Mato-grossense e aproveitamento de 86,1% em 12 jogos, com dez vitórias e um empate.
• O Dourado tem o melhor ataque do Estadual com 30 gols em 12 jogos, média de 2,5 gols por jogo.
• Pintado tem nove jogos no comando do Cuiabá, com sete vitórias e dois empates. Aproveitamento de 85,1%.
• Elton é o artilheiro do atual elenco do Cuiabá com 32 gols em 82 jogos. Ele também o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Fernando que soma 54.
• O atacante Felipe Marques tem 110 jogos pelo Dourado, com 15 gols marcados.
• Rafael Gava tem 87 jogos com a camisa do Cuiabá, com doze gols marcados.
• O goleiro Walter, que chegou ao Cuiabá em fevereiro de 2021, já tem 59 jogos pelo Dourado e o título Estadual de 2021.
• No ano passado, o Cuiabá conquistou o Decacampeonato Estadual em 20 anos de história. O Dourado venceu oito dos últimos 11 campeonatos.
• Em 2018, 2019 e 2021, o Cuiabá foi campeão Mato-grossense de forma invicta.
• O Dourado manteve a base do time que garantiu a permanência na Série A do Brasileiro. O clube renovou com os goleiros Walter e João Carlos, os laterais João Lucas e Uendel, os zagueiros Paulão e Marllon, o volante Camilo, os atacantes Elton e Felipe Marques.
• O Cuiabá já apresentou 13 reforços para a temporada 2022: o goleiro Vinícius Barreta, o lateral Igor Cariús, o zagueiro Juan Ojeda, os volantes Marcão e Cristhian Rivas, os meias Rodriguinho, Valdivia e Kelvin Osorio, além dos atacantes Alesson, André Luís, Everton, André e Marquinhos.