Morre Lau Som, a voz das notas de falecimento de Botucatu
Faleceu na segunda-feira (4 de abril) nesta cidade, aos 78 anos de idade, o senhor Wenceslau Pinto Filho, conhecido por Lau Som, a popular voz que divulgou as notas de falecimento de Botucatu, em seu carro de som, durante 38 anos.
Lau foi diagnosticado com a doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), em grau três, em estágio considerado avançado, em setembro de 2021.
No início a doença afetou os braços de Lau, em seguida evoluiu para as as pernas, e a partir de outubro do mesmo ano, a doença o debilitou quase que completamente, sendo necessária ajuda para que o locutor pudesse fazer qualquer tipo de atividade.
A função foi deixada como herança do pai do locutor, que, diariamente, por quase 40 anos, divulgou notas de falecimento e propagandas.
A autorização da família para operar com carro de som, divulgando notas de falecimento foi expedida em 1953, entretanto apenas em 1984 Lau assumiu a função dando continuidade à tradição familiar. Para assumir o carro de som Lau deixou um cargo administrativo na Unesp.
A tradição familiar de comunicar as notas de falecimento terá continuidade através de uma das filhas de Lau, Karina de Oliveira Pinto, de 45 anos, que assumirá o trabalho dando continuidade ao legado de quase 4 décadas.
O velório de Lau ocorreu no Complexo Funerário Orlando Panhozzi. O sepultamento foi realizado na tarde de terça-feira (5), no Cemitério Portal das Cruzes.
Em entrevistas Lau garantia que havia gravado um áudio sobre a própria morte, entretanto a família não encontrou a gravação para anunciar sua morte.