Search
Close this search box.

Botucatu: vídeo de funcionário de canil municipal abandonando cachorra viraliza e prefeitura investiga caso

Compartilhe

Botucatu: vídeo de funcionário de canil municipal abandonando cachorra viraliza e prefeitura investiga caso

Botucatu: vídeo de funcionário de canil municipal abandonando cachorra viraliza e prefeitura investiga caso

Um vídeo que circula nas redes sociais de Botucatu (SP) mostrando um veículo do canil municipal com um funcionário aparentemente abandonando um cachorro em uma rua da cidade viralizou e provocou polêmica entre os moradores.

Nas imagens, o veículo do canil aparece parado em uma rua do bairro Jardim do Cedro com o funcionário soltando a cachorra no local (Assista abaixo).

Segundo a protetora de animais acionada para resgatar a cachorra, o animal estava doente e com fome.

Já o Canil Municipal confirmou que o veículo é do órgão e que a cachorra foi solta após ser resgatada e tratada durante um mês, procedimento previsto em lei estadual.

Em nota, a Prefeitura de Botucatu informa que “não concorda com o ocorrido e já abriu sindicância para apuração”. A nota diz ainda que nesta quarta-feira (20) haverá reunião com cuidadores de animais do município “para apresentar proposta de intervenção no Canil Municipal”.

Veja o vídeo abaixo

YouTube video

Lei do cão comunitário

A supervisora veterinária do Canil Municipal, Sabrina Moreira Legatti, disse que a cachorra foi resgatada pelo órgão no último dia 11 de março e, desde então, passou por tratamento com antibióticos para a erliquiose (doença do carrapato).

Ainda segundo a supervisora, a cachorra, após recuperada, foi solta no local onde havia sido resgatada com base em lei estadual que recomenda a soltura de “animais comunitários” no seu local de origem, onde possui vínculos, mesmo que não tenha um dono definido.

Sabrina informou ainda que a cachorra foi vacinada e microchipada pelo Canil Municipal, que é administrado pela Organização Social de Saúde Pirangi.

De acordo com definição da lei nº 12.916/2008, o cão comunitário é “aquele que estabelece laços de dependência e manutenção com a comunidade em que vive, embora não possua responsável único e definido”.

“Recebemos aqui no Canil uma média de 70 cães por mês vítimas de abandono e, como não temos alojamento para todos eles, seguimos a recomendação do Centro de Controle de Zoonose [CCZ] de São Paulo baseada nessa lei de devolver o cão ao local de origem”, justificou Sabrina.

Do site G1

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Compartilhe!

PUBLICIDADE