Galaxie Ambulância: veja vídeo do único exemplar produzido no Brasil
Na década de 70 o automobilismo brasileiro estava no auge. Esse processo havia começado algum tempo antes com grandes nomes que foram surgindo e se firmando no cenário nacional. Alguns deles foram brilhar no exterior, como foi o caso dos irmãos Fittipaldi.
Nessa época as marcas investiam bastante em várias categorias para demonstrar a qualidade de seus produtos na pista . Isso se refletia nas vendas das concessionárias. Um bom vencedor nas provas de longa duração ou tradicionais do automobilismo geralmente tinha uma boa saída nas lojas.
O Ford Galaxie chegou mercado em 1967, no Salão do Automóvel, e logo conquistou um público de alto poder aquisitivo e que apreciava suas qualidades, especialmente o requinte, o silêncio do motor V8 em funcionamento e a maciez da suspensão com molas helicoidais.
Em 1969 o departamento de estilo e design da marca no Brasil desenvolveu uma perua para transformar em ambulância. Esse projeto foi feito completamente dentro da fábrica e tinha como objetivo principal uma amostra da capacidade técnica para exposição nos eventos de pista . Este exemplar não atendia dentro da fábrica, mas sim nas corridas que a marca patrocinava ou participava.
Leia Também
Um de seus destaques é o interior claro, disponível no modelo apenas durante o ano de 1968. Além disso traz as adaptações necessárias para o serviço, tais como sirene no teto , a correspondente sirene no compartimento do motor e a caracterização para o reconhecimento no trânsito.
Na parte traseira a adaptação foi muito bem feita com espaço para o paciente e também assento extra para acompanhante ou enfermeiro. Por ali também podemos ver o cilindro de oxigênio e uma pequena abertura por onde é possível fazer a comunicação com os passageiros do banco da frente.
Mecanicamente a perua traz o motor com 292 polegadas cúbicas e 4,8 litros , o standard que equipava o modelo na época. Vale ressaltar que nesta versão foram feitas mudanças na suspensão, que não perdeu a maciez, e também no diferencial, o mesmo da picape F-100 . O restante vocês conferem no vídeo. Até a próxima semana!