Negou atendimento a animal de estimação e será enquadrado por maus-tratos em Botucatu
Moradores da região sul de Botucatu, denunciaram à Vigilância Ambiental em Saúde, que um animal de estimação estava doente e sem tratamento veterinário, na segunda-feira, dia 16.
A equipe foi até a residência durante a manhã, e notificou o proprietário a garantir o tratamento médico ao cão, que não conseguia se levantar, com secreção ocular, dor intensa, desidratado e também apresentava alterações neurológicas.
No período da tarde a equipe voltou ao local, para checar as condições do animal e descobriu que o proprietário não havia tomado nenhuma providência e diante desse descaso, os agentes públicos acionaram a Polícia Militar e o Canil Municipal, que fizeram o resgate do cão.
O responsável pelo animal de estimação não estava no imóvel, porém o Boletim de Ocorrência foi elaborado pela Polícia Militar, anexando no documento um laudo médico veterinário, que será encaminhado para investigação da Polícia Civil.
O tutor deverá ser enquadrado de acordo com a Lei Municipal 6315 de 04 de março de 2022, que “institui a política de bem estar de animais domésticos, controle populacional de cães e gatos, estímulo a posse responsável e incentivo a adoção de animais e a proteção de animais domésticos e dá outras providências”. A penalidade para esse tipo de infração pode ser multa de R $1.000,00 a R $3.000,00, por animal.