PF prende homem com cocaína oculta em “pipa” de kitesurf
Rio de Janeiro/RJ. Nesta quarta-feira, 22/06, a Polícia Federal prendeu em flagrante um brasileiro transportando cerca de 7kg de cocaína no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Ele pretendia embarcar para a Dinamarca em voo com escala em Portugal.
Os Policiais Federais lotados na Delegacia Especializada do Aeroporto Internacional no Galeão (DEAIN), após fiscalização de rotina, identificaram a droga oculta no interior da “pipa” de um kitesurf, que estava acondicionada na bagagem despachada.
O preso foi encaminhado à Superintendência Regional da PF para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.
SEMANA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS
Esta ação ocorre durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei 13.840/2019, no período de 21 a 24 de junho, em que são promovidas ações voltadas à prevenção e a repressão ao tráfico de drogas em todo o Brasil.
De acordo com o art. 19-A da Lei 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país. A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.
O objetivo é intensificar as ações de repressões tanto nos aeroportos como nas rodovias utilizando cães farejadores.
O uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública em escala internacional, com consequências que afetam a saúde física e psicossocial de indivíduos de todas as classes sociais, faixas etárias, gêneros e raças, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407