Fortaleza/CE. A Polícia Federal deflagrou a operação Polimorfa, na manhã desta segunda-feira, (8/8), com o objetivo de desmantelar esquema de crimes de fraude envolvendo recebimento de valores indevidos de seguro desemprego, mediante apresentação de documentos falsos aos órgãos competentes na capital cearense.
Mais de 20 policiais federais cumprem 3 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal, em domicílios dos investigados. As buscas visam apreender documentos e mídias para instrução de Inquérito Policial e individualização da atuação dos suspeitos, além de levantamento integral de prejuízos investigados.
Foi efetivada prisão de suspeita com atuação destacada no esquema criminoso voltado para criação de pessoas físicas e jurídicas fictícias, com o objetivo de simular demissões para fins de recebimento indevido de seguro desemprego.
As investigações se desenvolveram em conjunto com o IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Ministério do Trabalho e CGU, Controladoria Geral da União – e tiveram início no em 2020, referente a fraudes operadas desde 2018. Desvendou-se indícios de concessão de 55 benefícios de seguro desemprego irregulares.
Os investigados, a partir da individualização da sua conduta e da colheita de indícios e provas na operação policial, poderão responder pelo cometimento, em tese, de crimes com penas de até 10 anos de prisão.
Não haverá entrevista/coletiva.
O nome da operação remete às várias identidades assumidas por uma das investigadas, com mudanças no visual a cada fraude.
Comunicação Social da PF no Ceará (85) 33924867/9.9972-0194
Fonte: Polícia Federal