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Geração Z está transformando mercado da beleza, afirma pesquisa

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Mercado se transformou com pandemia e aumento de consumo da geração Z
Foto: Reprodução/Freepik

Mercado se transformou com pandemia e aumento de consumo da geração Z

A maquiagem já não é mais a prioridade de consumo dos jovens da geração Z. É isso que afirma o Relatório da Beleza, pesquisa organizada pela Kyra Media, empresa de conteúdo digital. De acordo com o documento, a atual preferência desse público é por produtos de cuidados com a pele, conhecidos popularmente como skincare.

De acordo com a pesquisa, a pandemia transformou o consumo de produtos de beleza em todo o mundo. Sem a possibilidade de sair de casa, a geração Z priorizou o autocuidado à maquiagem: 32% dos entrevistados pela Kyra Media declararam não usar mais maquiagem em sua rotina diária, e 24% já usam mais de três produtos diariamente para cuidarem da pele.

Dados do Google Trends, ferramenta que acompanha pesquisas em tempo real, revelam que pesquisas sobre ‘skincare’ aumentaram em 400% entre julho de 2019 e julho de 2020. 

Para a head de produtos da Use Orgânico, Jennefer Oliveira, o skincare nunca esteve tão popular. “As vendas de maquiagem caíram na pandemia, no geral, porque as pessoas não estavam saindo de casa. Aumentou-se o consumo de itens ritualísticos, como argilas e sabonetes, etc. Produtos que demandam mais tempo de quem está usando, como um spa em casa”.

TikTok

O principal aplicativo responsável pela divulgação desses produtos nas redes foi o TikTok. Dentro da microcomunidade autointitulada skintok, usuários compartilham dicas, receitas e produtos específicos para a pele. Até o mês de agosto, a hashtag “skincare” já acumulava 100 bilhões de visualizações no app.

Produtores de conteúdo como Marina Cristofani (@marinacristofani), Ana Kajita (@anakajita) e Camily Borba (@camilyborbaa) divulgam rotinas diárias de cuidados com a pele e acumulam milhares de seguidores na plataforma.


Maquiagem

Com o retorno das atividades presenciais no final de 2021, a maquiagem voltou a ganhar força, mas a preparação da pele se tornou rotina para a maioria dos jovens. “Tanto no antes, como no pós, o skincare é essencial”, detalha Andy Rodrigues, maquiador e influencer digital. “Quanto melhor a sua pele estiver, melhor a maquiagem vai ficar, então é muito importante saber os produtos que ficam bem para sua pele. Maquiagem não faz milagre”

Foto: Reprodução/Unsplash

“Skincare agora faz parte da rotina maquiagem”, declara Andy

O profissional afirma que uma consulta com um dermatologista é necessária para que se determine qual o tipo de pele de cada indivíduo. “Eu sempre aconselho minhas clientes que é sempre legal você ter um dermatologista para chamar de seu. Com ajuda de um dermatologista, ele vai conseguir te indicar um produto ideal que vai funcionar para você”, aponta. 

Segundo Andy, os produtos nacionais também estão se adaptando a essa nova onda de consumidores. “Quando eu comecei a maquiar, doze anos atrás, o mercado nacional era quase inexistente. Agora, as pessoas estão querendo cuidar da pele”.

O mercado brasileiro agora conta com centenas de marcas nacionais que se adaptam a essas mudanças. No mercado da beleza, linhas como Bruna Tavares, Niina Secrets e Make B trabalham com a infusão de ativos para a pele nos produtos.

Marcas correm contra o tempo para se adaptar a demandas imediatas da geração Z, declara pesquisa
Foto: Reprodução/Unsplash

Marcas correm contra o tempo para se adaptar a demandas imediatas da geração Z, declara pesquisa

Os novos produtos da Eudora em parceria com a Niina Secrets, por exemplo, seguem essa tendência. O site oficial da marca aponta que diversos produtos da linha contém óleo de rosas, vitaminas e até ácido hialurônico. Já na marca Boticário, a base principal da linha Make B conta com o ativo anti-idade retinol, ácido hialurônico e FPS.

“Na hora de comprar, essa geração vê que não é só mais apenas uma maquiagem, porque maquiagem existem várias marcas. Eles se perguntam: ‘qual o benefício tem para eu usar esta marca?’. São sedentos por informação e isso se aplica também na hora de comprar”, finaliza.

Fonte: IG Mulher

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