O que era para ser um passeio normal, para apreciar o mar e ver a passagem do ciclone tropical que passava sobre a cidade, acabou se tornando um pesadelo para o jardineiro Nelson Nedy Ribeiro, de 50 anos. Morador de Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, ele saiu de casa na tarde da última terça-feira (9) e foi até o Mirante do Roncador, em Grumari. Lá, quando apreciava a beleza, caiu no mar e, por conta das fortes ondas, foi arrastado por quase sete quilômetros até as Ilhas Palmas. Por seis dias e cinco noites ele ficou isolado, sem contato com a família e sem saber se seria ou não resgatado. Na manhã do último sábado (13) — véspera do Dia dos Pais — ele foi avistado por um banhista que passeava de jetski nas redondezas do pedaço de terra.
“Eu queria ver o mar e fui pedalando até lá (no mirante). Fiquei um tempo e a onda me levou. A correnteza estava muito forte. Nesse dia fez muito frio, sem água. Como estava nublado, caiu uma chuva, e eu colocava a mão nas gotinhas e apanhava, pra molhar a boca. Eu estava com muita sede”, relata o jardineiro.
Durante o tempo que ficou isolado na ilha, o homem chegou a tentar voltar para o continente nadando, mas não conseguiu por conta da correnteza, com ondas que atingiam mais de três metros de altura, o obrigando a voltar para a ilha.
O jardineiro conta que ainda andou pelas pedras para chegar a algum local que ficasse na reta da praia, na esperança de que alguém o visse e o socorresse. Em vão.
Por ser usada como local de pesca, Nelson contou à equipe de salvamento que se protegeu numa cabana de madeira usada por pescadores. Ele também disse que comeu dois limões, um pedaço de carvão e bebeu água salgada misturada com doce. É que no local ele encontrou uma garrafa pequena de água mineral.
Nelson diz que na quarta-feira (10) tentou improvisar uma prancha com isopores e uma porta de compensado. Ele se jogou no mar, mas a corrente o arrastou de volta para a ilha.
No sábado, ele avisou um banhista e começou a balançar panos que estavam no local. O homem que estava em um jetski foi até a praia e alertou aos socorristas.
Encontrado pelos militares do Corpo de Bombeiros, a vítima tinha ferimentos leves e arranhões. Depois do resgate, o jardineiro foi levado de helicóptero para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde recebeu atendimento médico e foi liberado horas depois.
Na manhã desta segunda-feira, uma semana após cair no mar no Mirante do Roncador, em Grumari, o jardineiro Nelson Nedy Ribeiro, 51 anos, voltou ao local — acompanhado de militares do Corpo de Bombeiros, incluindo o primeiro-sargento Alexandre Soares Bento, que o resgatou na Ilha Palmas, no último sábado. Emocionado, Nelson disse que só quer aproveitar cada minuto. A bicicleta usada por ele no dia do passeio foi devolvida.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Nacional