Senac Botucatu recomenda cautela na realização de procedimentos estéticos injetáveis
Com o objetivo de melhorar as feições do rosto e amenizar as linhas de expressão, os procedimentos estéticos injetáveis são aqueles onde há injeção de alguma substância na face, como a toxina botulínica, peelings injetáveis, bioestimuladores de colágeno, antioxidantes, entre outros.
De acordo com a última análise divulgada em dezembro de 2021 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), a aplicação de botox é o procedimento estético injetável mais realizado em todo o mundo (com 43%) seguido pela injeção do preenchedor ácido hialurônico (28,1%). Contudo, especialista da área de estética do Senac Botucatu faz alertas importantes sobre os prejuízos que a falta de cuidados na hora de buscar por essas práticas pode trazer à saúde.
Ter critério na escolha do profissional na hora de fazer um procedimento estético, ou seja, buscar um especialista qualificado e que tenha recomendações de fontes confiáveis é um dos principais alertas feitos pela Katia Ayres, docente da área de estética do Senac Botucatu. “Apesar de considerados seguros, os procedimentos injetáveis estéticos também podem trazer riscos. A aplicação de injetáveis na estética, realizadas por esteticistas, é uma prática recente, mas que vem ganhando força e mais adeptos a cada dia”, comenta a especialista.
Katia reforça que, em razão de a indústria cosmética estar investindo fortemente nos lançamentos de produtos injetáveis para esse tipo de atividade, muitos esteticistas incluíram essa técnica em seus espaços. “Mas não podemos esquecer que existem riscos, e eles podem ser maiores do que os produtos de ação tópica, visto que o injetável é entregue em camadas mais profundas da pele”, complementa.
Alguns dos principais riscos listados pela docente do Senac Botucatu são:
- Edema (inchaço);
- Hiperemia (aumento da circulação sanguínea);
- Equimose (sangramento);
- Necrose tecidual;
- Irregularidade de contorno da área aplicada;
- Dor e desconforto;
- Eritemas (manchas vermelhas);
- Hematomas;
- Abcessos (cistos com resíduos);
- Infecções;
- Alergias e inflamações.
Dicas fundamentais para realizar um procedimento estético com segurança
Para reduzir a possibilidade da ocorrência desses riscos, Kátia reforça que o profissional escolhido deve estar capacitado por meio de cursos de aperfeiçoamento ou pós-graduação nessa área, visto que é preciso um conhecimento profundo de anatomia, fisiologia, cosmetologia e aplicação da técnica para um procedimento com as menores chances de riscos possíveis.
“O profissional deve estar capacitado para realizar a aplicação de injetáveis. Além do conhecimento da técnica e do produto, é preciso realizar uma avaliação cuidadosa e criteriosa, para verificar se o cliente está apto a receber a técnica”, frisa Kátia.
Além disso, como qualquer outro procedimento existente, há certas contraindicações para esses casos, ou seja, nem todas as pessoas podem realizá-los. Por isso, cabe ao profissional responsável prestar o devido esclarecimento ao cliente. Lembrando que, além da avaliação inicial, o especialista também precisa estar capacitado para lidar com possíveis complicações futuras, pois elas podem acontecer.
“O cliente de estética deve ser criterioso na escolha do profissional. Precisa esclarecer todas suas dúvidas sobre o procedimento e, também, sobre a formação do profissional. A aplicação de injetáveis, por exemplo, na maioria das vezes, não faz parte da grade curricular dos cursos; esse profissional deve, portanto, ter buscado cursos de aperfeiçoamento ou especialização na área de injetáveis, e é direito do cliente saber sobre sua formação”, fomenta a docente.
Serviço:
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, Número 85 – Boa Vista, Botucatu/SP
Informações sobre bolsas de estudo: sp.senac.br/senac-botucatu