Maus-tratos: cão da raça Shih-tzu é resgatado com fungos e tumor na cabeça em Piracicaba
Um cão da raça Shih-tzu foi resgatado nesta sexta-feira (13) com sinais de maus-tratos em Piracicaba (SP). A dona de um pet shop acionou a polícia após receber o animal com o pelo todo embaraçado, fungos pelo corpo e um tumor na cabeça. Foi registrado um boletim de ocorrência e a dona do animal pode responder por maus-tratos.
Segundo o boletim da Polícia Civil, os agentes foram acionados no pet shop, que fica no bairro São Dimas, após a dona dizer que não poderia devolver o animal para a dona naquelas condições. A equipe de Zoonoses e um veterinário também foram acionados para avaliar o animal.
O laudo aponta que o cachorro, que tem 12 anos, estava com lesões de fungos pelo corpo e falta de banho, com todos os pelos embolados indicando que o animal está há, pelo menos, 60 dias sem qualquer tipo de cuidados higiênicos.
Além disso, o cão tinha uma inflamação no olho causada pelos fungos, e que por falta de cuidados, evoluiu para uma conjuntivite. O animal tinha ainda um tumor na cabeça que atrapalhava a visão do olho direito.
Ao ser chamada ao local, a dona do Shih-tzu disse aos policiais que tinha o cachorro há 12 anos e estava com problemas financeiros para cuidar do cachorro. Ela alegou ainda que o animal era agressivo e por isso não conseguiu fazer a tosa dos pelos dele. A dona não apresentou nenhuma carteira de vacinação ou comprovação de acompanhamento veterinário.
A partir do laudo do veterinário, o cachorro foi apreendido e ficará sob os cuidados da veterinária do pet shop durante o processo. Como a dona do animal se apresentou na clínica veterinária espontaneamente, não houve prisão em flagrante.
O caso foi registrado como maus-tratos no 2º Departamento de Polícia (DP) e aberto um inquérito policial para investigar o crime.
Do G1