Sabesp promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Na próxima semana e ao longo do mês, a Sabesp realizará uma série de ações ambientais e educativas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) nos municípios atendidos pela região do Médio Tietê. Em 2023, a principal atividade de conscientização que ocorrerá na região é o plantio de mudas em áreas ecológicas. No total, serão 26 eventos divididos nos seguintes municípios: Águas de São Pedro, Anhembi, Areiópolis, Bocaina, Boraceia, Botucatu, Charqueada, Itatinga, Laranjal Paulista, Pederneiras, Pereiras, São Manuel e Torrinha.
As agendas incluem ainda palestras educacionais nos municípios de Agudos, Araçariguama, Areiópolis, Bocaina, Boituva, Iperó, Salto de Pirapora e Tatuí. Adicionalmente, serão realizadas visitas de escolas em áreas da Sabesp nas seguintes cidades: Bofete, Botucatu, Cesário Lange, Conchas, Dourado, Pardinho, Porangaba, Salto de Pirapora, Tatuí e Torre de Pedra.
Uma novidade para este ano será a limpeza de áreas ambientais em Botucatu e Boituva, com o objetivo de estimular a atuação direta de estudantes, moradores e outros voluntários nas comunidades locais. Confira abaixo a programação completa:
- Botucatu: Limpeza do Córrego Tanquinho no dia 4 de junho e limpeza do Córrego Aracatu no dia 25 de junho, em parceria com o Cuesta Limpa e com a Prefeitura Municipal.
- Boituva: Limpeza da área verde no De Lorenzzi/Vitória no dia 5 de junho e limpeza da área verde no Portal Ville Jardins no dia 6 de junho.
Outras comemorações ocorrerão em Arealva, Pratânia e Santa Maria da Serra. No Médio Tietê, a Sabesp realiza diversas ações em parceria com escolas municipais, secretarias e diretorias de educação e do meio ambiente de cada cidade interessada em participar das celebrações.
“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma das datas mais importantes na companhia, pois temos contato direto com a sociedade e podemos contribuir com a promoção da sustentabilidade, a preservação dos recursos hídricos e naturais, além de estimular o papel da cidadania para as futuras gerações”, ressalta o superintendente da Sabesp no Médio Tietê, Maurício Tápia.
Nas celebrações de 2023, a Sabesp contemplará mais de 4.200 estudantes, professores, profissionais da educação e do meio ambiente, autoridades e moradores nos municípios operados pelo Médio Tietê.
A data foi criada em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu este dia como início da Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião global para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente.