Um alto diplomata russo, Sergei Ryabkov, acusou os Estados Unidos de estarem em “guerra indireta” com a Rússia na Ucrânia e alertou que Washington está “brincando com fogo”. Ryabkov disse que a Rússia responderá de forma “espelhada” às ações do Ocidente e que a diplomacia está agora no modo de “gerenciamento de crise”.
As tensões entre a Rússia e o Ocidente aumentaram nas últimas semanas, com os EUA e seus aliados fornecendo mais armas à Ucrânia e a Rússia realizando exercícios militares com armas nucleares táticas.
Há preocupação de que a guerra na Ucrânia possa sair do controle e se transformar em um conflito mais amplo entre a Rússia e o Ocidente. Ryabkov criticou os EUA por encorajar a Ucrânia a atacar alvos dentro da Rússia.
Ele também acusou o Ocidente de tentar intimidar os países europeus para que tomem medidas mais duras contra a Rússia. A Rússia congelou os ativos de vários indivíduos e entidades ocidentais em resposta às sanções impostas por esses países.
Os EUA e a UE estão considerando usar esses ativos congelados para ajudar a Ucrânia. A situação entre a Rússia e o Ocidente é altamente volátil e há um risco real de que a guerra na Ucrânia possa se intensificar. É importante que todas as partes envolvidas trabalhem para reduzir as tensões e encontrar uma solução pacífica para o conflito.