Desemprego aumenta em oito estados do Brasil no 1º trimestre e cai em um, diz IBGE
No primeiro trimestre de 2024, a taxa de desemprego aumentou em oito estados brasileiros, permaneceu estável em 18 unidades federativas e caiu em apenas um estado, conforme divulgado pelo IBGE. Os estados com aumento no desemprego foram Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A taxa de desemprego nacional subiu de 7,4% no final de 2023 para 7,9%.
O Amapá foi o único estado a registrar uma queda no desemprego, passando de 14,2% para 10,9%. Apesar da melhora, ainda tem uma das maiores taxas de desocupação do país, atrás da Bahia e de Pernambuco. Adriana Beringuy, do IBGE, destacou que o aumento no desemprego no início do ano é influenciado pela sazonalidade, com a retomada da procura por trabalho e o término de vagas temporárias.
Comparado ao mesmo período do ano anterior, o desemprego caiu de 8,8% para 7,9%, sendo a menor taxa para o primeiro trimestre desde 2014. Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina têm os menores índices de desemprego, todos abaixo de 4%.
Fonte: IBGE