2021: SENAR-MT em números
Em 2021, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os 93 Sindicatos Rurais do estado realizou mais de 4.400 ações de Formação Profissional Rural (FPR). O número de pessoas capacitadas passou de 54 mil. Dentro dos programas especiais da FPR aconteceram 51 ações em que foram capacitadas mais de mil pessoas.
Já na área de Promoção Social (PS) ocorreram 664 atividades, atendendo 7.937 pessoas. Nos programas especiais foram realizadas 732 atividades e atendidas cerca de 29 mil pessoas. Além destas, foram realizadas outras 320 ações dentro da área social, capacitando mais de oito mil pessoas.
O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, explica que tudo o que a instituição realiza, incluindo as parcerias, é com recursos do produtor rural. “A nossa missão é transformar este dinheiro em conhecimento, informação, capacitação e qualificação de mão de obra”.
Em 2021, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foi outra área que expandiu e cresceu. Em 12 meses foram agregadas 1.400 propriedades ao grupo de 600 que já eram atendidas. “A meta de atingir 2 mil propriedades foi cumprida antes do tempo previsto”, enfatiza o coordenador da ATeG, Armando Urenha. Ele acrescenta que para 2022 a meta é chegar a cinco mil propriedades atendidas.
Na área da infraestrutura também houve aumento nos números. No ano passado, parcerias garantiram a implantação de mais sete Centros de Treinamentos ou polos tecnológicos, como estão sendo chamados. Destes, dois serão construídos, sendo um em Sapezal e o outro em Água Boa. Os demais já têm o espaço que será adequado. “São espaços com o que há de mais moderno em tecnologias, máquinas e implementos”, destaca o coordenador Wlademiro Neto. Segundo ele, o número de parcerias para atender os CTs já passa de 40.
Em 2021, também foram inaugurados mais três Núcleos Avançados de Capacitação (NACs). Ao todo, somando as construções dos prédios e as adequações já são 45. São espaços devidamente equipados e geralmente são construídos próximos às sedes dos sindicatos ou junto aos parques de exposição.
Também foram implantados dois novos projetos. O Semeia e o Colheita de Talentos. O primeiro tem o objetivo de apresentar às crianças que vivem nas grandes cidades como funciona uma propriedade rural. Mostrar de onde vem o leite, as frutas e vários outros alimentos. Já o objetivo do Colheita de Talentos é o de conectar os participantes de treinamentos do Senar-MT com os produtores rurais que buscam mão de obra qualificada.