Search
Close this search box.

Alunos do curso técnico de Fruticultura visitam empresa referência na produção de mudas de citrus

Compartilhe

Alunos do curso técnico de Fruticultura visitam empresa referência na produção de mudas de citrus


Um momento para compartilhar aprendizado e aprender na prática o conteúdo visto nas aulas on-line, assim foi a visita proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe), na Sergipe Citrus, no município de Umbaúba, região sul de Sergipe, onde os alunos do curso técnico em Fruticultura conheceram de perto a produção de mudas de laranja, tangerina e limão em ambiente protegido de doenças e pragas.

sergipe citrus visita

Referência na atividade em Sergipe, o fundador da empresa, Joel Santos é citricultor há 47 anos e apresentou aos alunos do Senar, o passo a passo para a produção das mudas em estufas, desde as sementes utilizadas, a enxertia, a adubação utilizada, que nesse caso ocorre através da fertirrigação. O empresário contou um pouco da sua história aos alunos e lembra que começou com poucas mudas. “A atividade é tradição familiar, desde criança me dedico ao trabalho, busquei qualificação e acreditei na rentabilidade viável do negócio. Comecei com 5 mil mudas e hoje com a tecnologia aplicada, já produzimos 700 mil mudas por ano”, explica.

A tutora da turma, a engenheira agrônoma Andrea Costa ressaltou que o dia de campo é um momento de aliar a teoria à prática. “Eles puderam ver na prática, por exemplo, a diferença do cavalo macho e fêmea, existe a variação e implica diretamente na maior produtividade, quando o cavalo é fêmea, a planta produzirá melhor e isso foi mostrado pelo citricultor na prática”, explicou a tutora.

A secretária escolar do Senar Sergipe, Fabiana Santos, também acompanhou a visita e lembra que este é um momento de agregar conhecimento e foi ainda uma oportunidade para os alunos se conhecerem pessoalmente, já que o curso começou ainda em meio à pandemia no formato totalmente on-line.

O material de propagação da Sergipe Citrus se origina em plantas registradas no Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária – MAPA, além disso, o sistema de fertirrigação chamou a atenção do aluno do curso técnico em Fruticultura, Lucas Santos. “Eu como estudante de engenharia agronômica, a fertilidade do solo e o manejo de nutrientes são áreas que me despertam o interesse e por ele trabalhar com nutrição mineral de plantas, fiquei satisfeito em aprender e conhecer de perto o manejo implementado”, finalizou.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube