“Antes eu queria parar. Hoje tenho vontade de ampliar.” Horticultor vê transformação em estufa com chegada do SENAR/MS
Sivaldo pensava em desistir da atividade antes da chegada da Assistência Técnica e Gerencial.
Com dificuldades na produção de folhosas, o produtor rural Sivaldo Cavalcanti, do município de Dourados, pensava em desistir da atividade quando passou a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura do Senar/MS. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.
“A gente tinha dificuldade para tudo. Não produzia com o mesmo rendimento que hoje. A gente plantava 100 e colhia 80. Hoje a gente planta 100 e colhe 99, 100%. Principalmente a alface”, relata o produtor.
Orientações no manejo, novas tecnologias e gerenciamento profissional da propriedade foram alguns dos pontos sugeridos pelo técnico de campo do Senar/MS.
“Mudamos o sistema de bancada. Colocamos em caixa individual. Mudamos também o sistema de plantio de coentro. Até para produzir também diminuiu bastante o custo de produção, porque a gente gastava mais para produzir”.
Com as melhorias, o pensamento de desistir da atividade se transformou no plano de ampliar a estufa.
“Antes eu queria parar. Hoje eu tenho vontade de ampliar. Comecei sozinho e depois que o Senar chegou aqui com o técnico e foi me ajudando. O que ele pediu, a gente foi acreditando e teve a transformação”, finaliza.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre Horticultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu