Baixada cuiabana programa ações para 2022 visando fortalecimento da economia local

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Baixada cuiabana programa ações para 2022 visando fortalecimento da economia local


A baixada cuiabana mais conhecida pelos centros comerciais e pela metrópole Cuiabá, também possui uma extensa área rural. São mais de 2100 propriedades rurais distribuídas entre 48 comunidades e assentamentos. São nessas comunidades que atuam os Sindicatos Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A regional do Senar-MT de Cuiabá compreende nove sindicatos que atendem 13 municípios, dentre eles a capital, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, entre outros. Em 2021 os cursos mais demandados foram de vacinação contra brucelose, doma racional e rédeas de equinos, produção de derivados do leite, transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína e de pescado.

No último ano, também foram realizadas novas e importantes parcerias. Dentre elas estão a expansão do programa de Equoterapia para o município de Poconé e o início da oferta de capacitações nos polos tecnológicos – CT Aguaçu e CT do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Para 2022 já estão programadas mais de 600 ações educacionais nos municípios que compreendem a Regional. As atividades são voltadas para o setor agropecuário e principalmente às cadeias produtivas de pecuária de corte, piscicultura e avicultura, que movimentam a economia local.

30.09 Piscicultura Rafael Manzutti 5
Piscicultura é uma das principais cadeias produtivas na Regional de Cuiabá

Segundo o supervisor da Regional de Cuiabá, Natalino Márcio Viana, para 2022 a expectativa é elevar o número de parceiros locais e aumentar a abrangência do atendimento ao público rural. “Assim conseguiremos melhores estruturas para a realização de capacitações e maior oferta de cursos e programas para a região”.

Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a instituição e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.

A Regional de Cuiabá abrange os Sindicatos Rurais de: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento aos municípios de Barão de Melgaço, Jangada, Nobres e Várzea Grande.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são cruciais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.

Luto – No sábado (14.05), o presidente interino do Sindicato Rural de Cuiabá, Luiz Carlos Alécio, faleceu em decorrência de câncer. Ele estava respondendo pela instituição desde março deste ano. Em nota, o Sistema Famato lamentou a perda deste grande profissional que deixou esposa, três filhos, dois netos e amigos.

Selo
Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Área de comentários

canal no youtube

Mais recentes